Publicado em: 25 de junho de 2025
No primeiro ano, meta é faturar R$100 milhões. Linhas podem ser assumidas
ALEXANDRE PELEGI
A BusCo, uma joint venture entre duas das maiores operadoras de transporte rodoviário do Brasil, a capixaba Águia Branca e a JCA (dona de marcas como 1001 e Viação Cometa), deu seus primeiros passos no mercado.
Com um investimento inicial conjunto de R$50 milhões, a empresa lançou seu site, iniciou as vendas de passagens e tem previsão de começar as viagens em 1º de agosto.
O objetivo central da BusCo é impulsionar a modernização do setor rodoviário, que tem sentido a pressão de novos entrantes mais modernos e com volumosos aportes de capital. As empresas tradicionais, muitas vezes, enfrentam dificuldades para manter o ritmo de investimentos em tecnologia. Claudio Souza, CEO da BusCo, destacou a importância do momento de desenvolvimento tecnológico e inteligência artificial para levar uma melhor experiência aos clientes.
A parceria para a criação da joint venture, com 50% de participação de cada grupo, foi anunciada em 2020 e recebeu a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) no final de 2023. A aprovação do Cade foi condicionada à assinatura de um Acordo em Controle de Concentrações (ACC), que incluiu medidas para preservar a concorrência, como a proibição da BusCo de operar nas rotas onde há sobreposição das atividades da Viação Águia Branca e da JCA, garantindo que ambas continuem a competir entre si. O conselheiro Luiz Hoffmann, relator do caso, expressou preocupações de que a BusCo pudesse usar sua posição e informações para alinhar preços e horários, facilitando a colusão no mercado.
O modelo de negócio da BusCo é focado na comercialização das passagens, marketing e precificação, enquanto as responsabilidades operacionais, como o transporte efetivo e a manutenção dos ônibus, recaem sobre o parceiro operador. A empresa nasce com uma frota inicial de mais de 40 ônibus e atenderá, nesta primeira fase, praças como São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro, Florianópolis, Maringá (PR) e São José do Rio Preto (SP).
A BusCo é uma empresa 100% online, sem guichês em rodoviárias, utilizando muita tecnologia para operar com altos níveis de ocupação e custos mais baixos.
A entrada em operação da BusCo transformará a Águia Flex, empresa criada pela Águia Branca há cerca de seis anos, para competir no mercado digital com companhias como a Buser. A Águia Flex passará a ser um canal de vendas e terá sua frota adesivada com a marca da BusCo. Thiago Juffo, diretor de Negócios da Viação Águia Branca, afirmou que a BusCo será uma plataforma “muito mais robusta” do que as iniciativas digitais anteriores dos grupos.
O setor rodoviário passou por uma transformação digital acelerada durante a pandemia, mas ainda é visto como atrasado em relação a outros setores, como o varejo, especialmente em vendas integradas com redes sociais. O modelo de negócio da BusCo é semelhante ao da startup alemã FlixBus, que iniciou suas operações no Brasil em dezembro de 2021 e já atua em cerca de 40 países. Além disso, a BusCo planeja estar presente em diversos marketplaces do setor, como a ClickBus e a Blablacar.
A BusCo tem como meta alcançar R$100 milhões de faturamento nos primeiros 12 meses de operação, transportando cerca de 200 mil pessoas. No futuro, o CEO Claudio Souza planeja conectar outros modais de transporte à plataforma.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes