Publicado em: 24 de outubro de 2025

Agência manteve o indeferimento do Termo de Autorização; mercados solicitados não são reconhecidos à empresa segundo as regras do transporte rodoviário interestadual
ALEXANDRE PELEGI
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) negou o pedido da BusX, do Grupo Catedral, para operar a linha Fortaleza (CE) – Osasco (SP).
A decisão está na SUPAS nº 1.533, de 17 de outubro de 2025, que indeferiu a emissão do Termo de Autorização (TAR) apresentado pela empresa, sob a justificativa de que os mercados solicitados não estão autorizados à requerente, em desacordo com a Resolução nº 6.033/2023.
Com o indeferimento, a BusX segue impedida de operar a linha e suas seções, permanecendo sem autorização para o serviço regular interestadual de passageiros. O ato foi assinado pelo superintendente Juliano de Barros Samôr e publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 24 de outubro de 2025.
Histórico de decisões recentes envolvendo a BusX
A negativa soma-se a outras decisões recentes da ANTT que impactaram a atuação da BusX no transporte interestadual sob o regime de autorização.
Em 15 de outubro de 2025, o Diário do Transporte noticiou que a empresa teve novo pedido de linha indeferido, em mais uma rodada de deliberações da SUPAS que rejeitou solicitações apresentadas em nome da BusX. Relembre:
BusX, do Grupo Catedral, tem novo pedido de linha interestadual indeferido pela ANTT
Em maio de 2025, outra reportagem mostrou que a BusX teve linhas revogadas e mercados paralisados, em consequência de ajustes determinados pela Agência nos seus termos de autorização. Relembre:
BusX, do Grupo Catedral, tem linhas revogadas e mercados paralisados

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes


