37.1 C
Rondonópolis
segunda-feira, 15 setembro - 12:41
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesBYD apresenta metodologia de inspeção de materiais que garante confiabilidade e rastreabilidade

BYD apresenta metodologia de inspeção de materiais que garante confiabilidade e rastreabilidade


Experiência será detalhada em palestra durante a 31ª Semana Metroferroviária, em São Paulo

ALEXANDRE PELEGI

A BYD SkyRail apresentará na 31ª Semana Metroferroviária a experiência de inspeção de materiais adotada no projeto da Linha 17-Ouro do Metrô. A metodologia envolve desde a análise documental dos fornecedores até a checagem física de cada lote recebido, em conformidade com as Especificações de Material (EM) do cliente.

A palestra “Processo de Inspeção em Materiais de Infraestrutura Metroferroviária: Segurança, Confiabilidade e Rastreabilidade” será realizada no dia 18 de setembro, às 15h10, e vai detalhar como esse procedimento reduziu retrabalhos e ampliou a rastreabilidade dos componentes empregados.

Importância dos materiais “secundários”

Segundo a empresa, não apenas grandes equipamentos, como trens e sistemas de sinalização, determinam a segurança da operação metroferroviária. Elementos muitas vezes considerados secundários — perfilados, cantoneiras, eletrodutos, buchas, prensa-cabos, dutos e chumbadores — são decisivos para assegurar a fixação e a proteção de redes elétricas, de telecomunicações e de sinalização.

A ausência de inspeção detalhada pode resultar em falhas mecânicas, corrosão prematura, não conformidades contratuais e até riscos diretos à operação, com impacto sobre os usuários.

Papel da BYD na Linha 17-Ouro

A Linha 17-Ouro, em implantação pelo Governo do Estado de São Paulo, é o primeiro projeto no país a contar com o monotrilho SkyRail, tecnologia fornecida pela BYD. A empresa é responsável por entregar o sistema de transporte sobre trilhos, os trens, a via permanente, os equipamentos eletromecânicos e parte da infraestrutura.

Nesse contexto, a metodologia de inspeção de materiais foi aplicada para garantir que itens de apoio — apesar de simples — seguissem padrões técnicos de qualidade e estivessem em conformidade com o contrato firmado com o Metrô de São Paulo.

Histórico da Linha 17-Ouro

O projeto da Linha 17-Ouro foi anunciado em 2010, inicialmente para ligar o Aeroporto de Congonhas à rede metroferroviária em tempo hábil para a Copa do Mundo de 2014. Desde então, enfrentou sucessivos atrasos, paralisações de obras e rescisões contratuais.

Em 2020, o governo do estado rompeu contratos com o consórcio responsável pelas obras civis e pela implantação do sistema de monotrilho. A retomada ocorreu em 2021, com a assinatura de novos contratos, incluindo a participação da BYD SkyRail, que assumiu o fornecimento do sistema de transporte.

Atualmente, a previsão oficial é de que a primeira fase, ligando Congonhas à estação Morumbi (Linha 9-Esmeralda da CPTM), seja entregue até 2026, após mais de uma década de adiamentos.

Relevância para o setor

Para a BYD SkyRail, a participação na Semana Metroferroviária representa a oportunidade de discutir procedimentos técnicos que influenciam diretamente a durabilidade e a confiabilidade da infraestrutura. O evento reunirá especialistas, técnicos e representantes de empresas entre os dias 16 e 19 de setembro de 2025.

A inspeção estruturada dos materiais permite maior controle de qualidade e padronização, reduzindo falhas e aumentando a segurança operacional”, afirmou Alexandre Barbosa, diretor técnico da BYD SkyRail.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes



Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments