Publicado em: 29 de janeiro de 2025
Empresas veem mercado em crescimento, enquanto infraestrutura ainda é um problema
ALEXANDRE PELEGI
Nessa novo edição do Podcast do Transporte (clique aqui pra ouvir), estes são os principais temas, num breve resumo:
Bruno Paiva ( BYD) e Yeda Oliveira (Eletra) fazem previsões de bons negócios
Apesar dos desafios de infraestrutura para a eletrificação da frota de ônibus em São Paulo, empresas como a BYD e a Eletra mostram otimismo quanto ao futuro do mercado. Durante a entrega de novos ônibus elétricos na cidade, o diretor comercial da BYD, Bruno Paiva, e a diretora executiva da Eletra, Yeda Oliveira, expressaram confiança em novos negócios e em um mercado crescente, em entrevistas a Adamo Bazani, editor-chefe do Diário do Transporte.
As empresas estão trabalhando para superar a desconfiança do mercado e apoiando os clientes nas dificuldades de infraestrutura para a eletrificação. No entanto, o prefeito Ricardo Nunes prefere manter ônibus poluentes rodando por até 13 anos do que investir em modelos Euro-6 por 10 anos, alegando falta de infraestrutura para carregar os ônibus elétricos.
Mudanças tiram credibilidade da legislação da descarbonização, diz professora
A professora Flávia Consoni, especialista em políticas públicas da Unicamp, apoia a decisão do prefeito de vetar a compra de novos ônibus Euro-6. Ela critica as constantes mudanças na legislação antipoluente, que tiram a credibilidade e aumentam a insegurança do mercado. Segundo a professora, o problema é a falta de planejamento governamental e reforça que as metas previstas na lei devem ser seguidas.
MobiBrasil tem elétricos, mas falta de energia em São Paulo
Enquanto isso, a MobiBrasil enfrenta dificuldades com ônibus elétricos parados por falta de energia em São Paulo. O diretor da empresa, Manoel Marinho, criticou a insegurança na infraestrutura como um fator que atrasa a eletrificação da frota. Marcia Pinna, editora da Technibus, entrevistou Marinho e abordou o problema no Podcast do Transporte.
Infraestrutura: grupo chinês abre espaço na área de transportes com a Livoltek
A Livoltek, do grupo chinês Hexing, surge como um novo concorrente na área de infraestrutura para transportes públicos, oferecendo soluções completas. Flavio Pimenta, diretor de mobilidade da Livoltek para a América Latina, destacou a estratégia da empresa de atender os clientes com soluções de ponta a ponta no Podcast do Transporte.
Conversa com o Secretário Marcelo Branco sobre as cidades e as pessoas
Já o jornalista Alexandre Pelegi conversou com o secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano do Estado de São Paulo, Marcelo Branco, sobre como o transporte faz parte do desenho urbano e afeta a maneira como as pessoas vivem e convivem na cidade. Dificuldades de acesso, o desrespeito dos motoristas para os pedestres, falta de segurança, tudo isso acaba fazendo com que as pessoas prefiram usar o carro aos meios de transporte público. “Precisamos destravar esse nó que nós mesmos ajudamos a criar. Começar a refazer alguns caminhos, com novos olhares e novas preocupações. Precisamos aprender a olhar a cidade como um local de aproximação de pessoas, e não de separação de interesses e conflitos. E repensar nossas cidades a partir dos espaços disponíveis para todos é o primeiro e gigantesco passo nessa direção”, explica Marcelo Branco.
Informação com análise é no Podcast do Transporte. Episódio novo toda quarta-feira pelo Spotify (https://podcastdotransporte.com.br/#ouvir) ou no seu agregador predileto. Ou visite a gente no www.podcastdotransporte.com.br. Os cortes também ficam disponíveis no https://www.youtube.com/@Podcastdotransporte. O Podcast do Transporte é um produto do Diário do Transporte em parceria com a Technibus/OTM Editora e a ANTP
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes