Publicado em: 9 de julho de 2025
Modelo B13.b foi apresentado no UITP Summit em Hamburgo, na Alemanha. Novidade tem 13 metros de comprimento e vem com um pack de baterias blade
FÁTIMA MESQUITA, ESPECIAL PARA O DIÁRIO DO TRANSPORTE
O modelo B13.b da BYD foi apresentado ao mundo no UITP Summit que ocorreu entre 15 e 18 de junho em Hamburgo, na Alemanha. A novidade tem 13 metros de comprimento, carrega até 49 passageiros sentados, 29 em pé e vem com um pack de baterias blade que garante uma autonomia impressionante que chega a 700 km.
A bateria blade é uma inovação que a BYD trouxe primeiro para a sua linha de automóveis e que agora começa a embarcar nos seus novos modelos de ônibus. A blade é uma célula exclusiva da empresa chinesa. Feita de fosfato de ferro e lítio (LFP), ela é composta por camadas que lembram pequenas lâminas – e vem daí o nome blades que, em inglês, quer dizer lâmina. Além disso, a sua estrutura segue um padrão tipo favo de mel.
Tudo isso garante ao equipamento uma maior capacidade de produção de energia em um espaço menor, além de uma estabilidade térmica sem par no mercado. E o resultado é um ônibus mais leve e com uma autonomia revolucionária que já pode chegar até 700 km com uma só carga.
Segurança
Além disso, o pacote de baterias dessa nova safra de ônibus BYD passou a fazer parte da estrutura do ônibus, vindo integrado ao chassis. Essa característica some com aquelas baterias no teto, amplia o espaço interno e aumenta a estabilidade e a dirigibilidade do veículo.

A tecnologia CTC (cell-to-chassis): o pacote de baterias passa a fazer parte do chassis.
Aliás, em termos de segurança, as baterias blade foram avaliadas sob condições extremas, passando por testes de perfuração com pregos, esmagamento e aquecimento em forno, e se saíram tão bem que logo conquistaram o mercado.

Vista interna do novo B13.b da BYD
O novo B13.b da BYD faz até 100km/h, sua bateria chega a 560 kWh e foi desenvolvido tanto para trajetos urbanos como interurbanos. A motorização traz dois motores elétricos de 150 kW integrados nos cubos das rodas, um sistema térmico inteligente de arrefecimento da cadeia cinemática e da bateria, além de um controle de suspensão ativa.
Fátima Mesquita é jornalista e escritora, editora do ANTP Café e editora da Revista dos Transportes Públicos