Publicado em: 31 de outubro de 2025
              
                
Inicialmente, veículos são para exportação. Primeira unidade já está montada em Campinas (SP). “Caminho da Escola Elétrico Brasileiro” está nos planos e possibilidade de carroceria própria não é descartada
ADAMO BAZANI
Colaborou Yuri Sena
A BYD vai montar no Brasil ônibus escolares 100% elétricos movidos com baterias, do tipo plug-in, com padrão norte-americano de carroceria, acessibilidade, chassis, suspensão e normas de segurança e sinalização.
Além disso, já estão nos planos da BYD versões para oferecer um “Caminho da Escola Elétrico Brasileiro”.
As novidades foram reveladas com exclusividade pela BYD ao Diário do Transporte que foi conferir de perto o primeiro protótipo do ônibus escolar na planta da cidade de Campinas, no interior do Estado de São Paulo. Podem surgir outros protótipos.
É nesta unidade que serão montados os ônibus elétricos escolares já de forma comercial e definitiva.
O diretor de vendas de veículos comerciais da BYD do Brasil, Bruno Paiva, conversou com o repórter e editor-chefe do Diário do Transporte, Adamo Bazani.
Segundo o executivo da fabricante, a montagem dos modelos que terão como base o protótipo que a reportagem conheceu vai ser para atender às exportações para os Estados Unidos.
A carroceria é produzida pela BYD na China, assim como chassis, equipamentos elétricos e baterias. Os veículos chegarão em CKD para o Brasil, onde vão receber a montagem e a finalização.
Já para o “Caminho da Escola Brasileiro” e outros mercados do segmento escolar no Brasil e na América Latina, segundo Bruno Paiva, a base será o chassi midi elétrico de 10 metros, recentemente apresentado pela BYD em primeira mão no dia 23 de outubro de 2025 ao Diário do Transporte e entre os dias 28 e 30 de outubro no ARENA ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), evento de mobilidade que ocorreu em São Paulo, com os planos de receberem carrocerias de fabricantes brasileiras, mas não há impedimento técnico nenhum de a própria BYD desenvolver um encarroçamento próprio para o Brasil. O midi BYD apresentado ao mercado brasileiro é piso baixo e atenderá o “Caminho da Escola” urbano.
Os detalhes do ônibus elétrico midi da BYD para o mercado brasileiro, denominado BC10LE, você confere neste link:
EXCLUSIVO – LANÇAMENTO: BYD apresenta o único ônibus midi 10 metros de piso baixo montado no Brasil
O modelo norte-americano revelado ao Diário do Transporte é uma versão inicial e até a comercialização definitiva, que deve começar em 2026, pode haver ajustes bem como devem ser criadas diferentes versões.
As baterias de 200 (kW) quilowatts já são do tipo Blade, que possuem um rendimento maior, garantia de dez anos, são menores e mais leves e, segundo a BYD, carregam pela metade do tempo (com carga completa em torno de uma hora e meia).
A versão do protótipo tem autonomia de 190 km a 200 km. Em boa parte do dia, os ônibus escolares ficam parados esperando pelas crianças e professores, momentos que podem receber recargas de oportunidades, mas é possível criar versões com autonomias maiores.
A suspensão é metálica com feixes de mola para enfrentar áreas de difícil acesso e tráfego severo, como vias de terra e, como são comuns, com gelo e neve nos Estados Unidos.
A carroceria é reforçada. Os ônibus escolares norte-americanos são conhecidos globalmente não apenas por aparecerem em filmes e seriados que rodam o mundo, mas por ser considerados portadores das carrocerias mais fortes e resistentes do Planeta para transporte coletivo sobre pneus justamente para a segurança dos estudantes e educadores.
Bruno Paiva explicou que o projeto teve início ainda nos primeiros meses de 2024 e garante que vai tornar o Brasil um exportador de ônibus elétricos.
LEIA ABAIXO TODA A ENTREVISTA E EM SEGUIDA VEJA MAIS FOTOS:
Adamo Bazani:
Novidade exclusiva no Diário do Transporte. A gente acompanhou no ARENA ANTP as novidades que a BYD trouxe, por exemplo, o ônibus de 10 metros, o “midi”, que a gente antecipou antes mesmo do ARENA ANTP, mas a gente acompanhou lá no evento.
E agora, um ônibus escolar elétrico brasileiro, montado no Brasil para o mundo.
É isso mesmo, Bruno Paiva, que é diretor de vendas de veículos comerciais da BYD aqui no Brasil?
Bruno Paiva:
É isso aí Adamo. Esse é um produto que a BYD começou o projeto no início do ano passado, um produto para o mercado americano, escolar.
A ideia foi trazer esse ônibus para o Brasil e fazer toda a montagem desse ônibus aqui no país, para exportação para os Estados Unidos.
Esse é o primeiro veículo que saiu da nossa linha de montagem. É um veículo teste que a gente fez. Vamos embarcar ele para os Estados Unidos agora, para passar por homologações e tudo mais.
Mas o importante é ressaltar: é o primeiro ônibus que a BYD monta completo — chassi e carroceria — no Brasil.
Adamo Bazani:
A carroceria é feita aqui em Campinas mesmo?
Bruno Paiva:
A carroceria vem toda em CKD. Ela vem da China em CKD, e a gente fez toda a montagem dela aqui na fábrica de Campinas.
Adamo Bazani:
Quais são as principais características desse veículo?
Bruno Paiva:
Bom, ele é um veículo para o mercado americano, voltado para o escolar, única e exclusivamente para o escolar.
Quando ele chegou aqui, ele é um veículo sob chassi também, então ele tem um chassi onde é montada uma carroceria em cima, diferente de um veículo monobloco.
Ele é um veículo que, ao contrário dos modelos que a gente tem aqui com suspensão a ar, vem com feixe de molas, porque ele precisa ter um pouco mais de robustez para as operações que rodam em estradas de terra — enfim, estradas um pouco piores.
Principalmente onde neva muito nos Estados Unidos, ou seja, as vias acabam ficando um pouco prejudicadas.
Então é um veículo bem robusto para poder fazer essas operações.
Adamo Bazani:
Quantas baterias ele tem? Qual é a autonomia e o tipo de recarga?
Bruno Paiva:
Bom, ele tem 200 kW de bateria e vai rodar em torno de 190 a 200 quilômetros.
É um ônibus voltado para operação escolar, que fica parado uma boa parte do dia.
Ele pode fazer carga de oportunidade, mas nada impede também que a gente aumente o volume de bateria.
Como era um teste, veio um ônibus protótipo. Esse é um modelo ideal para poder fazer as primeiras operações.
Adamo Bazani:
A partir de quando ele vai ser feito em escala?
Bruno Paiva:
A gente ainda não sabe. O programa foi concluído agora, e vamos entrar no processo de fazer exportação e testes no mercado americano.
Vamos ver a receptividade do mercado com relação a ele, para aí sim poder falar em volumes, exportação e tudo mais.
Adamo Bazani:
Mesmo que seja com outro conceito ou com o conhecimento dos parceiros aqui, a gente já pode pensar nos próximos Caminhos da Escola podendo incorporar o ônibus elétrico.
Bruno Paiva:
Essa é a nossa vontade. Inclusive o BC10LE, que a gente mostrou lá na Argentina no dia 23, também faz parte dos planos.
Exatamente. Aquele modelo vai estar em visual no ano que vem.
Ele também vai poder ser utilizado para o Caminho da Escola e em outros modelos escolares.
E nada impede que a gente traga esse modelo também.
A gente vai fazer muitas adaptações nesse carro para poder cumprir as homologações brasileiras.
Adamo Bazani:
O Caminho da Escola tem algumas exigências e especificidades diferentes das do mercado norte-americano. Mas o marco é esse: o Brasil vai se tornar exportador de ônibus elétricos escolares.
Bruno Paiva:
Essa é a ideia. Vamos ver se a gente consegue, né? Tem toda a questão das tarifas e dessa discussão toda, vamos ver como isso vai se dar também. Mas a intenção é essa.
Adamo Bazani:
Perfeito, Bruno. A gente agradece bastante a sua participação aqui no Diário do Transporte.





Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes – MTB 31521 – formação de nível superior profissional.


 
                                    