Publicado em: 16 de novembro de 2024
Embarcação partiu do Porto de São Sebastião, litoral norte paulista
ALEXANDRE PELEGI
O Porto de São Sebastião, localizado no litoral norte paulista, embarcou nesta semana 600 toneladas de café com destino à França. A carga, proveniente de uma fazenda em Mococa, no interior de São Paulo, está sendo transportada pelo veleiro-cargueiro Artemis, movido a vela e energia eólica. A viagem inaugural do veleiro, que partiu do Vietnã onde foi construído, terá duração de três semanas até o porto de Le Havre.
A escolha do Porto de São Sebastião para a operação se deve à sua gestão sustentável, que inclui a obtenção do selo verde pela Companhia Docas de São Sebastião. Além disso, a profundidade do canal de navegação e a beleza natural da região também foram fatores determinantes.
O Artemis possui um conjunto de velas que ocupam uma área de 3.000 metros quadrados, com um mastro principal de 65 metros de altura. A embarcação é operada por joysticks diretamente da cabine de comando. A energia eólica gerada pelo movimento das velas é armazenada em baterias, alimentando os sistemas do navio, como painéis, equipamentos e iluminação. O motor a combustão é utilizado apenas em situações de ventos fracos.
Para garantir a transparência do processo, a carga de café é rastreada, permitindo aos compradores acompanhar o plantio e a colheita. A operação, que também inclui o embarque de sementes de cacau brasileiro, visa a sustentabilidade em todas as etapas, desde a produção até o transporte.
Impacto Econômico e Expansão do Porto
O diretor-presidente da Docas de São Sebastião, Ernesto Sampaio, destacou a importância da operação para o crescimento do porto, que vem batendo recordes de movimentação de cargas. Em setembro de 2024, o porto realizou sua primeira exportação de café em mais de seis décadas, enviando mais de 8 mil toneladas para a Alemanha.
A expansão do Porto de São Sebastião está em andamento, com a abertura de uma consulta pública para a implantação de um novo terminal. O investimento estimado em R$ 660 milhões prevê a construção de um novo píer e a ampliação da capacidade de carga do porto para 4,3 milhões de toneladas anuais.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes