26.8 C
Rondonópolis
terça-feira, 17 fevereiro - 19:36
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesCaio destaca ônibus de nova empresa de Embu das Artes (SP), mas...

Caio destaca ônibus de nova empresa de Embu das Artes (SP), mas frota vai contar também com usados da JTP e do Rio de Janeiro


Viação Cidade das Artes, que pertence às viações Miracatiba e Pirajuçara, deve começar a operar em 1º de março de 2026

ADAMO BAZANI

Colaborou Arthur Ferrari

A encarroçadora de ônibus Caio, sediada em Botucatu, no interior paulista, destacou em suas redes sociais um dos veículos 0 km que vão integrar a frota de ônibus municipais da nova empresa que vai iniciar as operações em Embu das Artes, na região metropolitana de São Paulo. De modelo Apache Vip V e chassis Mercedes-Benz Euro 6, o ônibus possui ar-condicionado, câmeras de monitoramento e de ré, acessibilidade por elevadores e motor dianteiro que polui 75% menos que a tecnologia anterior Euro 5.

Mas se a população pensar que esta nova companhia, Viação Cidade das Artes, que pertence às viações Miracatiba e Pirajuçara, vai disponibilizar logo de início toda a frota 0 km, estará enganada.

Com previsão de início de operações em 1º de março de 2026, como já havia mostrado o Diário do Transporte, a Viação Cidade das Artes vai utilizar, ao menos neste primeiro momento de transição, veículos que já rodam no sistema municipal pela JTP (COM Embu das Artes), atual companhia prestadora dos serviços da cidade.

Os coletivos estão recebendo a pintura nova, mas são usados.

Muitos deste ônibus, entretanto, já são de “terceira mão”. Isso porque, já foram comprados uados pela JTP.

Algumas unidades vieram, antes de passar pela JTP e que serão agora empregadas pela “Cidade das Artes”, de empresas do Estado do Rio de Janeiro, como “Rodoviária Âncora Matias”, Viação Pendotiba e mesmo pela JTP, mas em outras cidades onde a companhia opera, como Porto Velho (RO).

Funcionários da própria Pirajuçara, uma das empesas proprietárias, estão postando fotos destes usados em redes sociais e sites de “busólogos” – grupos de admiradores de ônibus.

Têm sido selecionados os veículos melhores, com ar-condicionado.

A razão disso é que a produção de ônibus é relativamente demorada. Diferentemente de carros, não há ônibus 0 km a pronta entrega para a venda. A grande maioria é feita sob encomenda e a fabricação demora entre três meses e seis meses.

Os chassis são produzidos em uma fábrica e levados para receber carroceria em outra fábrica.

Neste caso, saem da Mercedes-Benz de São Bernardo do Campo, na região do ABC, e vão para a Caio, em Botucatu, no interior de São Paulo.

VEJA TAMBÉM NO DIÁRIO DO TRANSPORTE

BRT Rio de Janeiro terá ônibus elétrico brasileiro com tecnologia Eletra

 

A estimativa é que a companhia Viação Cidade das Artes, pertencente às empresas Pirajuçara e Miracatiba, assuma em 1º de março de 2026, o lugar, no município, cujas operações, desde 2019, são de responsabilidade da JTP Transportes, de outro grupo empresarial que também atua fora do estado de São Paulo, como em Porto Velho (RO).

A companhia foi formalizada no dia 3 de setembro de 2025 com este propósito, nas operações municipais, e constituída no endereço correspondente a onde funciona a Viação Miracatiba. Não há autorização, por parte da Artesp e do Governo do Estado de São Paulo, para que a Cidade das Artes opere linhas metropolitanas intermunicipais, que devem continuar, habitualmente, com Pirajussara e Miracatiba, cada uma de forma independente, ao menos neste momento.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes



Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments