Publicado em: 8 de junho de 2025
Ainda há poucas opções de modelos de piso alto e porte reduzido, uma demanda grande da maior parte das cidades brasileiras, inclusive do subsistema local de transportes da capital paulista. Também será exposto um modelo convencional de piso alto eletrificado
ADAMO BAZANI
Colaboraram Arthur Ferrari e Vinícius de Oliveira
Além da carência de infraestrutura, em especial nas redes de distribuição, como tem enfrentado a capital paulista, e limitações orçamentárias e de linhas de financiamento, como tem ocorrido em todo o País, o avanço da eletrificação de frotas de ônibus encontra outras dificuldades, como a necessidade da ampliação de mais opções de alguns modelos e configurações, com mais marcas e mais versões, em especial, micro-ônibus e midibus (micrões), amplamente usados em quase todos os sistemas de transportes brasileiros, desde a cidade de São Paulo até municípios menores, e também de articulados e biarticulados. Em relação aos padrons e convencionais (de 11,5m a 15m de comprimento), já existe uma gama boa, muito embira, “quanto mais, melhor”
Mas dentre todos os desafios para a eletrificação, o avanço deste aspecto parece ir mais rápido que os financiamentos e infraestrutura.
As opções, mesmo ainda insuficientes para o tamanho do mercado, começam a aparecer.
Uma delas já foi noticiada pelo Diário do Transporte, mas vai ser lançada na BBF-2025 (Bus BrasilFest) oficialmente em Campinas, no interior de São Paulo.
A BBF é uma exposição de ônibus antigos e modernos que ocorre nos dias 14 e 15 de junho de 2025, na Pedreira do Chapadão, (R. Dr. Alcídes Carvalho, s/n – Jardim Chapadão), considerado atualmente o maior evento que reúne modernidade e história do setor.
O veículo um midi eApache Vip, carroceria Caio, chassi Volkswagen – Volksbus 17-230 ODS, com transformação Blu Electric.
De piso alto, o veículo possui características que são muito utilizadas pelo mercado em linhas alimentadoras de sistemas e subsistemas, sendo menor que um ônibus convencional e maior que um micro-ônibus, entre as quais:
– 57 Passageiros (30 em pé e 27 sentados) +1 PPD (espaço para cadeira de rodas e cão-guia) + Motorista
– 9.800 mm comprimento
– 4.300 mm de entre eixo
– 3 portas com elevador no meio
O veículo conta com suspensão a ar, ar-condicionado, carregadores USB para os passageiros, vidros com proteção contra raios ultravioleta do sol, entre outros itens de acessibilidade, segurança e conforto, como preparação para wi-fi, por exemplo.
A transformação de modelos originalmente desenvolvido para serem a combustão em elétricos também é considerada uma das alternativas para aproveitamento de configurações já existentes no mercado e para redução de custos de aquisição e manutenção.
PISO ALTO CONVENCIONAL:
Também será exposto no evento um modelo com a mesma tecnologia, de piso alto, convencional, para carrocerias de 12,3 metros, capacidade para cerca de 80 passageiros, entre em pé e sentados.
O eCaio Apache Vip nesta configuração é semelhante às dez unidades anunciadas pela prefeitura de Osasco (SP), na Grande São Paulo, e noticiadas pelo Diário do Transporte em primeira mão.
Relembre:
CARRO DE SOCORRO PARA ÔNIBUS ELÉTRICOS:
Outra apresentação na área de eletromobilidade que vai ocorrer na BBF 2025 – Campinas (SP) é um carro de socorro para ônibus elétricos.
O veículo recebeu um kit com itens de consertos e reparos emergenciais de equipamentos de tração elétrica dos ônibus e um banco de baterias reservas (espécie de powerbank) para recargas rápidas e emergenciais dos coletivos nas ruas e em pontos iniciais, caso haja algum problema de perda de energia além do programado ou caso a carga das baterias originais dos ônibus fique desbalanceada.
O banco de baterias do autosocorro pode ter de 20% a 30% da carga necessária da bateria dos ônibus, dependendo da configuração do veículo, e o sistema é de transferência de energia, ou seja, não é troca de bateria entre o carro e o coletivo e sim uma recarga, como se fosse mesmo um “powerbank” de celular.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes