Publicado em: 28 de novembro de 2024
Encarroçamento foi realizado sobre o chassi Mercedes-Benz OF-1721/59, com 12.700 mm de comprimento, equipado com tecnologia Euro VI
YURI SENA
A BR Mobilidade Baixada Santista, pertencente ao Grupo Comporte, responsável pela operação de ônibus, corredores de ônibus e o Veículo Leve sobre Trilhos na Baixada Santista, acaba de renovar sua frota com a aquisição de 100 novos ônibus Caio, modelo Apache Vip V.
O consórcio, que atua através da Parceria Público-Privada (PPP) do Sistema Integrado Metropolitano do Governo do Estado de São Paulo, tem como objetivo oferecer um transporte mais moderno e eficiente para a população da Baixada Santista, nas linhas metropolitanas intermunicipais (EMTU), no litoral paulista.
Os novos ônibus adquiridos pela BR Mobilidade possuem duas portas à direita da carroceria – uma dianteira e uma central – facilitando o embarque dos passageiros.
O encarroçamento foi realizado sobre o chassi Mercedes-Benz OF-1721/59, com 12.700 mm de comprimento, equipado com tecnologia Euro VI, que visa a redução da emissão de poluentes, alinhando-se às normas ambientais do país.
Com capacidade para 84 passageiros (42 sentados e 41 em pé), os veículos garantem maior conforto no transporte urbano. O salão interno é amplo e moderno, com poltronas estofadas, encostos de cabeça e apoios de braço. Além disso, os ônibus contam com ar-condicionado, proporcionando uma viagem mais agradável aos passageiros.
Os ônibus Apache Vip V foram projetados para garantir acessibilidade total. Todos os veículos possuem assentos reservados para pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos, além de um elevador semiautomático na porta central e espaço adequado para cadeirantes.
Com foco em inovação, os modelos são equipados com tecnologia de ponta, como alarme de ré com atenuador noturno, itinerário eletrônico frontal, catraca eletromecânica e iluminação em LED no corredor e acima dos degraus da porta. Além disso, os veículos estão preparados para a instalação de validadores, microcâmeras e sistema Wi-Fi, oferecendo ainda mais comodidade e segurança para os usuários.
Yuri Sena, para o Diário do Transporte