Publicado em: 30 de junho de 2025
Fabricante lidera respondendo por mais da metade do segmento de urbanos em todo o Brasil e vê sua participação aumentar ano a ano
ADAMO BAZANI
Colaborou Alexandre Pelegi
A fabricante de carrocerias de ônibus Caio, de Botucatu (SP), tem registrado um dos melhores desempenhos entre as empresas do setor e viu nos últimos cinco meses seu crescimento ser mais de duas vezes maior que a média considerando todas as marcas.
É o que aponta o mais recente balanço da Fabus, associação que representa os fabricantes de carrocerias de ônibus, obtido pelo Diário do Transporte.
De acordo com e entidade, considerando somente os modelos urbanos, segmento de atuação da Caio, na comparação do período de janeiro a maio de 2024 com janeiro a maio de 2025 (o mais recente dado consolidado) a produção da Caio cresceu 31,87%, enquanto a produção total subiu 15,34%. A Caio, neste ano, já produziu 2648 carrocerias urbanas, ou 60,05% de todo o segmento que foi de 4409 unidades, considerando também os miniônibus da concorrente Volare, da Marcopolo, que são vendidos já montados.
A Caio tem sido fortalecida pela recuperação de mercado, após um período de retração por causa dos efeitos econômicos da pandemia de covid-19.
Mas não é somente isso. As eleições municipais de 2024 também têm influência já que impactam diretamente no segmento de urbanos. Apesar de as disputas eleitorais terem sido do ano passado, muitas promessas de renovação de frota ficaram nas campanhas e agora as entregas e produção têm ocorrido como reflexo.
Uma ampliação de financiamentos é outro fator. As taxas de juros são altas ainda em toda a economia brasileira, o que dificulta o acesso dos empresários aos créditos.
Entretanto, há linhas específicas para segmentos urbanos, como o Refrota, no âmbito do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal, que não beneficia, por exemplo, compras de modelos rodoviários e para o fretamento.
Apesar de, em volume, o mercado de ônibus elétricos ainda ser pequeno no Brasil, com foco essencialmente na capital paulista que responde por uma participação de mais de 80%, o segmento também impacta neste crescimento da Caio acima da média.
Atualmente, a fabricante de Botucatu fornece carrocerias do modelo e-Millennium para elétricos com tecnologias Eletra, BYD, Mercedes-Benz e, para as mais recentes neste segmento, Scania, Volvo e Volkswagen.
Porém, é na parceria com a Eletra, de São Bernardo do Campo (SP), que está a maior fatia.
Como mostrou o Diário do Transporte, sozinha, a Eletra responde por mais de 50% do mercado nacional de ônibus elétricos e pela maioria dos veículos deste tipo que circulam na capital paulista.
Relembre:
Atualmente, a Eletra só equipa veículos com carroceria Caio. Tanto é que os ônibus são licenciados não como Eletra ou pela fabricante da plataforma (base do chassi), mas como Induscar-Caio.
Entretanto, a Eletra vai lançar sua linha própria de chassis (sem romper a parceria com a Caio), que dará a possibilidade de equipar ônibus de outras encarroçadoras.
Como a Caio é controlada predominantemente pela família Ruas, uma das maiores frotistas da capital paulista, e a cidade de São Paulo é o maior mercado de ônibus elétricos do Brasil, logo, neste segmento, mesmo com chassis Eletra, a parceria entre as duas empresas ainda vai responder pela maior parte dos modelos deste segmento.
A Caio, em sua linha de produtos, oferece os modelos:
Apache Vip 5 (para chassis a diesel e GNV/biometano com motor dianteiro e piso alto);
e-Apache Vip 5 (elétricos com piso alto);
Millennium (para chassis a diesel e GNV-biometano com motor traseiro ou central – padron ou articulado);
e-Millennium (para elétricos – padron ou articulado);
Foz Super 2500 (mídis rurais e escolares);
Foz Versão 2200 Tipo ORE I (Caminho da Escola);
Foz Versão 2400 III Tipo ORE II (Caminho da Escola);
Foz Super Versão 2500 Tipo ORE III (Caminho da Escola);
Foz Versão F2200 (miniônibus com possibilidades de configurações para urbano, executivo, turismo e escolar);
Apesar da gama ampla, a grande maioria das vendas da Caio é representada pelo Apache Vip 5, mais de 80%, em média, porque predominantemente o mercado de urbanos no Brasil é formado por ônibus de motor dianteiro e piso alto.
Outro dado que a Fabus revela e é trazido com exclusividade pelo Diário do Transporte é que, nos últimos três anos, a Caio não somente liderou o segmento de urbanos como também viu sua participação aumentar.
CAIO
PERÍODO DE JANEIRO A MAIO/2025:
Urbanos: 2648
Total Urbanos: 4096 Urbanos: 2648
Total Urbanos: 4096
Participação CAIO: 64,65%
PERÍODO DE JANEIRO A MAIO/2024:
Urbanos: 2008
Total Urbanos: 3551
Participação CAIO: 56,54%
No período de janeiro/maio de 2024 e 2025 a produção da Caio cresceu 31,87%, enquanto a produção total subiu 15,34%
CAIO/ANUAL
PERÍODO: 2022 A 2024
JANEIRO A DEZEMBRO/2024
Urbanos: 5632
Total Urbanos: 9560
Participação Caio: 58,91%
JANEIRO A DEZEMBRO/2023
Urbanos: 5182
Total Urbanos: 10516
Participação Caio: 49,28%
JANEIRO A DEZEMBRO/2022
Urbanos: 4177
Total Urbanos: 9675
Participação Caio: 43,17%
Observar que produção da Caio aumento significativamente sua participação no mercado de urbanos, saltando de 43,17% para 58,91%
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Colaborou Alexandre Pelegi