Publicado em: 21 de agosto de 2025
Veículos seguem os atuais padrões de redução de poluição e serão usados para transporte de passageiros das aeronaves
ADAMO BAZANI
A Caio venceu uma concorrência para fornecimento de um lote total de 29 ônibus de piso-baixo que serão destinados ao transporte de passageiros das aeronaves do Aeroporto Internacional em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo.
Inicialmente, a disputa contemplava 18 unidades, com posterior ampliação para 29.
O modelo é o Caio Millennium V para chassis com piso-baixo e motor traseiro, numa configuração específica para aeroportos.
Para o fornecimento dos chassis, foi declarada vencedora a Mercedes-Benz, com o modelo O-500 U 1928/59 – EURO VI, que segue as atuais normas de redução de poluição, podendo diminuir, em média, em 75% as emissões de gases decorrentes da queima de diesel. Este padrão também possibilita a geração de menos ruído.
Todos os veículos possuem itens de conforto, acessibilidade e segurança como ar-condicionado com saídas para controle individual; tomadas do tipo USB para carregamento de celulares; preparação para wi-fi e monitores de TV; além de vidros nas janelas com tratamento para reduzir a incidência de raios UV (ultravioleta do sol).
Em relação aos chassis/motores, entre outros destaques, além da redução de emissões, estão suspensão pneumática; controle de tração e frenagem mais segura; com freio-motor; freio Top Brake; retarder incorporado a caixa automática; ABS – antitravamento das rodas e ASR – sistema antipatinação.
Cada ônibus possui 12.350 mm de comprimento, o que facilita manobras no interior dos terminais aeroportuários, com entre eixos de 5.950 mm.
Além de liderar o segmento de ônibus urbanos e metropolitanos, tanto em versões elétricas como a diesel e GNV (Gás Natural Veicular)/biometano, a Caio diz que também se tornou numa das principais fornecedoras de coletivos para transportes internos de passageiros com configuração adaptada para aeroportos.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes