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Caio vence lote de 35 ônibus Padron Euro 6 em pregão destinado para a frota do BRT do Rio de Janeiro


Millennium V, fabricada pela CAIO, com chassi O-500M Bluetec 6 da Mercedes-Benz

Certame foi reaberto nesta segunda (09) após a impugnação do lance anterior da Volkswagen Truck & Bus; valor total da compra ultrapassa R$ 200 milhões

ALEXANDRE PELEGI

A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) da Prefeitura do Rio de Janeiro concluiu, nesta segunda-feira, 08 de julho de 2025, o Pregão Eletrônico que visa a aquisição de 100 novos veículos tipo Ônibus Padron para o Sistema Bus Rapid Transit (BRT).

A finalização ocorreu com a adjudicação e homologação do resultado do Item 3 – Grupo 3, que havia sido reaberto para lances.

A Caio – Induscar Industria e Comercio de Carrocerias foi a vencedora do grupo que corresponde à aquisição de 35 veículos novos tipo Ônibus Padron, com capacidade mínima de 80 passageiros, tecnologia diesel e padrão PROCONVE P-8 (EURO VI). O valor unitário adjudicado foi de R$ 1.999.898,00, totalizando R$ 69.996.430,00 para este lote.

Os 35 novos ônibus terão chassis Mercedes-Benz.

A reabertura do pregão para o Grupo 3 foi necessária após a impugnação do lance anterior da Volkswagen Truck & Bus Indústria e Comércio de Veículos Ltda, que havia ofertado R$ 1.599.900,00 por unidade, totalizando quase R$ 56 milhões.

Os outros dois grupos da licitação já haviam sido adjudicados e homologados para a Marcopolo:

*   Grupo 1: Incluiu a aquisição de 30 veículos, com o lance vencedor de R$ 2.032.000,00 por unidade, totalizando R$ 60,96 milhões.

*   Grupo 2: Contemplou a aquisição de 35 veículos, também com lance vencedor de R$ 2.032.000,00 por unidade, somando R$ 71,12 milhões.

Com a conclusão do Grupo 3, o novo valor global total do certame é de R$ 202 milhões (R$ 202.076.430,00). O valor estimado total original para a contratação era de R$ 213.963.878,00.

A aquisição dos 100 ônibus Padron Euro VI, afirma a SMTR, justifica-se pela urgência em requalificar e expandir o Sistema BRT, visando garantir a qualidade e confiabilidade do serviço prestado à população. A demanda projetada para 2025 já foi superada no início de 2024, ressaltando a necessidade de ampliar a frota para reduzir intervalos, aumentar a oferta de assentos e assegurar maior confiabilidade.

Os 100 veículos são do tipo Padron, com capacidade mínima de 80 passageiros, tecnologia diesel e seguindo o padrão ambiental PROCONVE P-8 (EURO VI), o que visa minimizar os impactos ambientais ao reduzir significativamente a emissão de poluentes e melhorar a eficiência do combustível. Os novos ônibus terão um ciclo de vida estimado de 10 anos e oferecerão maior flexibilidade operacional para o sistema BRT, permitindo embarque tanto em nível nas estações quanto por degraus ou elevador no nível da calçada.

O cronograma de entrega da frota prevê o recebimento dos veículos em grupos, com as seguintes datas máximas:

*   Grupo 1 (30 veículos): até 30 de setembro de 2025.

*   Grupo 2 (35 veículos): até 31 de outubro de 2025.

*   Grupo 3 (35 veículos): até 30 de novembro de 2025.

O contrato terá uma vigência de 30 meses a partir de sua assinatura, englobando o período de fabricação, montagem e testes, além de um período complementar para acompanhar as garantias dos componentes dos veículos.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes





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