Neste domingo, o brasileiro Hugo Calderano conquistou o título do WTT de Buenos Aires ao vencer o japonês Mizuki Oikawa por 4 sets a 1, com parciais de 11/5, 12/20, 10/12, 11/7 e 11/5.
Deste modo, Hugo garantiu sua segunda taça na atual edição do torneio. No último sábado, ao lado de Bruna Takahashi, o brasileiro conquistou o título de duplas mistas.
As duas conquistas geraram 400 pontos no ranking mundial em cada categoria para Hugo, o que contribui para o atleta se manter em vantagem sobre Tomokazu Harimoto, atualmente na quarta colocação do ranking da WTT. Já o vice-campeão Mikuzi Oikawa é o 106º.
Esta foi a quarta final de Hugo nas quatro últimas competições internacionais disputadas. Em abril, ele conquistou a Copa do Mundo. No mês seguinte, foi vice-campeão mundial. E, mais recentemente, em junho, levantou a taça do WTT Star Contender Ljubljana, na Eslovênia.
Horas antes da semi masculina, Hugo conquistou o título da chave de duplas mistas ao lado de Bruna Takahashi – primeira taça da parceria no circuito internacional. Os brasileiros derrotaram na decisão os indianos Harmeet Desai/Yashaswini Ghorpade por 3 sets a 0 (17/15, 11/7 e 13/11).
Com o resultado, Hugo e Bruna garantiram a 12ª posição do ranking mundial – a melhor até aqui da dupla. Na lista a ser divulgada na próxima terça-feira, eles chegarão a 1.455 pontos, ultrapassando os compatriotas Guilherme Teodoro/Giulia Takahashi e os austríacos Robert Gardos/Sofia Polcanova.
Competindo juntos apenas pela sexta vez, Hugo e Bruna já vinham de um outro pódio no circuito internacional. Em junho, foram finalistas do WTT Star Contender Ljubljana, até então seu melhor resultado.