O início da semana deverá ser marcado por disparidades no clima entre algumas regiões brasileiras. Enquanto chuvas e até temporais são esperados para o Rio Grande do Sul, as temperaturas devem subir no Estado de São Paulo.
Conforme análise da Metsul Meteorologia, as chuvas devem ganhar intensidade em áreas gaúchas a partir de quarta-feira (7), especialmente em áreas da metade oeste, centro e sul do Estado.
“Nesta segunda-feira, o sol aparece com nuvens no território gaúcho e será mais um dia quente para os padrões de maio, entretanto da tarde para a noite deve chover de forma localizada nas Metades Oeste e Sul gaúcha”, diz a Metsul, em boletim publicado em seu site.
A empresa também ressalta que os três dias com maior risco para temporais isolados serão a quarta, a quinta e a sexta-feira, quando não podem ser descartadas tempestades localizadas com granizo e vendavais.
Já em São Paulo, a MetSul destaca a presença do calor, que vai se firmando à medida que chega ao fim o período chuvoso no Estado, dando lugar a um clima mais seco, condição que deve perdurar até o fim do inverno e começo da primavera. Já nesta segunda, as temperaturas para a capital devem chegar aos 27°C, podendo alcançar os 30°C até o fim desta semana. A MetSul lembra que esses são índices acima da média histórica para a cidade, que para essa época do ano se firmam em 23,4°C.
Já para o interior paulista, a sensação de calor deve ser ainda maior, com máximas superando os 30°C a partir de quarta-feira.
“As áreas que devem ser mais quentes serão o Oeste e o Noroeste do Estado de São Paulo, onde diversas localidades podem registrar entre 32ºC e 34ºC na segunda metade da semana com marcas até em torno de 35ºC”, destaca a MetSul.