As chuvas sobre grande parte do Norte do país devem persistir nesta quarta-feira (14/5) ocasionadas pela combinação de calor e umidade nestas áreas. Localmente há condições para chuvas fortes, aponta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O destaque vai para Roraima, noroeste do Pará e faixa norte do Amapá, onde as instabilidades poderão ser mais expressivas entre a tarde e noite. Nestas localidades, a previsão indica volumes de chuva que podem chegar aos 100 mm, acompanhadas de rajadas de ventos em torno dos 100 km/h.
O litoral sul da Bahia e a região metropolitana de Salvador também tem previsão de chuvas intensas que podem se estender no decorrer da tarde. Segundo o aviso amarelo do Inmet para a área, os acumulados de chuvas podem chegar a 50 mm nas próximas 24 horas.
As chuvas constantes que vêm atingindo áreas da Bahia, como o litoral sul e o Recôncavo Baiano, são decorrentes do transporte de umidade do oceano para o continente combinado à atuação de cavados nas proximidades da costa deste estado.
Com o avanço da frente fria para a Bahia, o sol volta gradualmente ao Centro-Sul do país, após dias nublados, especialmente no Rio de Janeiro e em São Paulo. As temperaturas, no entanto, ainda seguem amenas, com máxima de 23 °C na capital paulista, segundo o Inmet.