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Camaçari (BA) assina Ordem de Serviço e transporte público tem data para voltar a circular


Transporte em Camaçari estava paralisado desde novembro de 2024, período em que venceu o antigo contrato

Medida em caráter emergencial visa resolver problema crônico e contará com frota equipada e bilhetagem eletrônica; operação total em até 30 dias

ALEXANDRE PELEGI

Camaçari (BA) avança na implantação de seu sistema emergencial de transporte público coletivo. Nessa sexta-feira, 30 de maio de 2025, a Prefeitura, por meio da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), assinou a ordem de serviço que autoriza a empresa contratada a iniciar a mobilização dos veículos para o começo da operação. A assinatura ocorreu no auditório da Secretaria de Governo (Segov).

A partir da assinatura, a empresa tem um prazo de até 20 dias para iniciar a operação e colocar os primeiros ônibus para circular. O início da operação contará com 70% da frota total de veículos em até 20 dias, alcançando 100% em até 30 dias, contados da ordem de serviço. O sistema emergencial alcançará 47 localidades, cobrindo a sede, orla e zona rural do município.

O sistema contará com 28 roteiros e uma frota de 45 veículos, sendo 15 micro-ônibus e 30 ônibus convencionais. Para garantir a qualidade do transporte, mesmo nesta medida temporária, os ônibus estarão equipados com ar-condicionado, elevador para Pessoa com Deficiência (PCD) e Wi-Fi. Os ônibus circularão de segunda a sexta-feira, bem como aos sábados, domingos e feriados.

As tarifas permanecerão congeladas durante os meses de execução emergencial. O valor será de R$ 5 para a sede, R$ 5,30 para a Orla 1 (Arembepe, Jauá e Abrantes) e R$ 7 para a Orla 2 (Barra do Pojuca à Barra do Jacuípe). Terão direito à gratuidade crianças de até 5 anos, idosos, PCDs e outros públicos determinados por lei.

A sistematização do transporte incluirá bilhetagem eletrônica, com previsão inicial de emissão de 45 mil cartões de passagem, além de identificação padronizada dos veículos. A fiscalização contínua pela STT também está prevista, incluindo a aferição da qualidade dos serviços. O órgão terá uma central de monitoramento para acompanhar a localização dos ônibus em tempo real.

O sistema de transporte público em Camaçari estava paralisado desde novembro de 2024, período em que venceu o antigo contrato, que não foi renovado pela gestão anterior. A atual administração encontrou a cidade sem transporte desde janeiro e tem empreendido esforços para resolver o problema. Em fevereiro, o governo encaminhou à Câmara Municipal o projeto de lei n°1.175/2025, que prevê subsídio para a prestação do serviço, aprovado por unanimidade pelos vereadores.

O prefeito Luiz Caetano afirmou que este momento emergencial terá a duração de seis meses, podendo ser prorrogado por mais seis. Ele destacou que, “amanhã, a gente já começa a trabalhar o processo da concessão, e depois de um ano a gente vai trabalhar para fazer uma nova licitação, e futuramente fazer a concessão do transporte público do município de Camaçari de maneira permanente“. O prefeito agradeceu à Câmara de Vereadores pelo subsídio e reforçou que o objetivo é “valorizar o povo, é garantir os direitos cada vez mais“.

Edmilson Sousa, diretor-superintendente da STT, reforçou o compromisso do órgão, mencionando que encontraram a cidade sem transporte público, com as pessoas “sem direito de ir e vir“. Ele destacou que a luta pela solução ocorre desde janeiro, com reuniões junto ao Ministério Público, empresários e vereadores. Embora reconheça que o sistema emergencial “não é o suficiente“, Edmilson Sousa garantiu que existe o compromisso e empenho para que futuramente seja assinado um contrato oficial.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes





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