Publicado em: 19 de fevereiro de 2025
Proposta segue para sanção ou veto do prefeito Gilvan Ferreira de Souza Junior. Moradores iniciaram abaixo-assinado para linha para o Hospital Mário Covas. Licitação do sistema de ônibus de Vila Luzita não avança desde 2016 e poderia trazer melhorias, como reforma de corredor
ADAMO BAZANI
Colaborou Vinícius de Oliveira
A Câmara Municipal de Santo André aprovou nesta terça-feira, 18 de fevereiro de 2025, em segunda votação, um projeto de lei para readequar o Terminal de Vila Luzita com o objetivo de permitir a integração entre ônibus municipais, atualmente operados pela Suzantur, na região, e metropolitanos gerenciados pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), operados pela empresa NEXT Mobilidade. Além disso, abre a possibilidade de conexão do transporte municipal de Santo André pela Suzantur e pelo Consórcio União Santo André com o sistema municipal de São Bernardo do Campo, operado pela BR7 Mobilidade.
Trata-se do Projeto de Lei da Câmara Municipal (PL CM 115/24), apresentado em 2024 pelo vereador Edilson Santos, que autoriza a reestruturação do Terminal Vila Luzita para integração do transporte público entre Santo André e São Bernardo”
Segundo a proposta, a qual o Diário do Transporte teve acesso, a conexão entre os diferentes sistemas de ônibus se dará pela Avenida São Bernardo.
A proposta segue para sanção ou veto do prefeito Gilvan Junior.
Se sancionado, o PL poderá, por exemplo, possibilitar que o município contraia empréstimos e financiamentos, inclusive por meio de convênios com o Governo do Estado de São Paulo e com o Governo Federal: O Poder Executivo poderá abrir crédito adicional, se necessário, para a execução das obras, utilizando recursos do orçamento municipal e/ou convênios com a União ou Estado.
Entre as obras que podem ser incluídas nestas verbas estão: modernização das instalações; melhoria na sinalização e na acessibilidade do terminal; melhoria na segurança e iluminação do terminal; ampliação dos serviços oferecidos aos usuários; adequação das plataformas de embarque e desembarque; criação de conexões diretas com linhas intermunicipais; ampliação das áreas de espera e serviços para usuários e implementação de tecnologia para monitoramento e informações em tempo real.
LICITAÇÃO DA VILA LUZITA E LINHA DA SAÚDE PARA O HOSPITAL MÁRIO COVAS:
A readequação do terminal de Vila Luzita e a ampliação das opções de transporte coletivo na região, uma das mais populosas da de Santo André, é uma reivindicação antiga dos moradores.
Inaugurado em setembro de 2001, há 24 anos, o terminal é considerado defasado para as atuais necessidades. A modernização tanto do terminal quanto do corredor da Avenida Mário Toledo de Camargo, que leva os passageiros até a região central, deveria sair do papel há nove anos, com a licitação do sistema tronco-alimentado de Vila Luzita, operado desde 2016 por contratos provisórios pela empresa Suzantur, que assumiu as linhas ainda no fim da gestão do prefeito Carlos Grana (PT) após falência da antiga operadora Expresso Guarará. Passaram duas gestões do prefeito Paulo Serra (PSDB) e nada saiu do papel. A licitação foi uma das promessas do atual prefeito Gilvan Júnior (PSDB), sucessor e que foi candidato de Paulo Serra.
Abaixo-Assinado:
Enquanto isso, os próprios moradores se mobilizam. Nesta semana, um grupo iniciou um abaixo-assinado para agilizar a criação de uma linha entre a Vila Luzita e o Bairro Paraíso, até o Hospital Mário Covas, passando pela UPA Perimetral, Centro Hospitalar Santo André, Vila Assunção e Policlínica Paraíso.
Como mostrou o Diário do Transporte, chamado de linha da Saúde por interligar hospitais públicos e particulares, policlínica e AMEs, o serviço faz parte do projeto de mobilidade de Santo André apresentado em 2022, mas que ainda não saiu do papel.
Relembre:
Num único itinerário e somente com um ônibus, facilitando o deslocamento, já que os moradores não precisariam ficar trocando de transporte ao longo do caminho, o serviço interligaria alguns dos principais equipamentos de saúde públicos e privados de Santo André, como Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Vila Luzita, UPA Perimetral, CHSA Centro Hospitalar de Santo André (Hospital Municipal), Hospital Christóvão da Gama, Casa da Esperança, Policlínica Municipal Paraíso, Hospital Brasil, Hospital Estadual Mário Covas.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes