Publicado em: 9 de julho de 2025
Maxim Liksutov, vice-prefeito de Moscou para Transporte e Indústria, detalha em coletiva os avanços e planos futuros que estão impactando a mobilidade na cidade
Metrô moderniza frota de trens
Liksutov destacou o sistema de metrô de Moscou, que passou por grandes atualizações em sua frota. Atualmente, a participação do material rodante modernizado no Metrô de Moscou atingiu 77%. Somente neste ano, 144 carros Moskva-2024 foram entregues, com a expectativa de mais 128 até o final do ano. Para o período de 2026-2027, a frota será expandida com mais de 700 novos carros Moskva-2026. A meta ambiciosa é que, até 2030, a participação de trens novos exceda 90%. Além disso, o metrô está implementando o sistema de análise de vídeo “Sfera”, que já auxiliou na localização de 17 mil criminosos e 2.000 pessoas desaparecidas, incluindo crianças.
Avanços em Tecnologias Autônomas
A capital russa está investindo em tecnologia de transporte autônomo. Ainda em 2025, o primeiro bonde autônomo de passageiros da Rússia começará a operar em Moscou. O plano é que, até 2035, toda a frota de bondes da cidade seja autônoma, marcando um passo significativo na mobilidade urbana.
Transporte Fluvial Elétrico
Em apenas dois anos de operação, as rotas fluviais regulares de Moscou estabeleceram a cidade como líder global: nenhuma outra metrópole possui um sistema de transporte aquático elétrico comparável. Mais de 2 milhões de passageiros utilizaram o transporte fluvial, superando em muito as expectativas da cidade. Atualmente, a capital opera três rotas e 29 embarcações elétricas. A expectativa é que, até 2030, a frota cresça para 60 embarcações e quatro novas rotas sejam adicionadas. A rota “Novospasskiy — ZIL”, recentemente lançada, já completou cerca de 15.000 viagens.
Novo Futuro para o Monotrilho: Parque no Céu
Moscou está transformando o antigo monotrilho em um espaço de lazer inovador. Mais de 71% dos moscovitas apoiaram a criação do primeiro parque de ano inteiro da Rússia na antiga linha do monotrilho. O novo parque de 40.000 m² conectará cinco distritos e se tornará um novo ponto turístico da cidade, oferecendo pistas de corrida, alamedas, cafés e zonas de relaxamento. Alguns carros do monotrilho serão preservados como monumentos históricos, e o pessoal receberá novas vagas de emprego no metrô.
Desenvolvimento da Micromobilidade e Segurança
A cidade também investe em micromobilidade com foco na segurança. Cerca de 350 zonas de baixa velocidade para patinetes elétricos estão em operação em Moscou, onde a velocidade é limitada a 5–15 km/h. Em apenas 3,5 meses, os usuários realizaram mais de 32 milhões de viagens de patinete elétrico. O número de acidentes graves caiu 25% graças a medidas de segurança abrangentes. Foi introduzida a verificação obrigatória através do Mos ID, permitindo o bloqueio de 32 mil contas de menores. Durante a temporada, 39 mil multas foram emitidas e 46 mil contas de infratores foram bloqueadas.
Projetos de Infraestrutura e Crescimento Industrial
Moscou, sendo o maior centro industrial e científico da Rússia com mais de 4.500 empresas, também está investindo em grandes projetos de infraestrutura de transporte. Em 2026, terá início a reconstrução da Estação Ferroviária Yaroslavsky, com duração de 2,5 anos, expandindo as áreas de passageiros e integrando a estação ao sistema de transporte da cidade. Na Nova Moscou, está sendo construído o primeiro polo do país para a produção de células de bateria para transporte elétrico, que cobrirá quase todas as necessidades do Distrito Federal Central.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes