25.6 C
Rondonópolis
sábado, 2 agosto - 10:43
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesCarro colide com VLT e interrompe serviço em Santos (SP) nesta sexta-feira...

Carro colide com VLT e interrompe serviço em Santos (SP) nesta sexta-feira (01)


Acidente sem vítimas na Avenida Francisco Glicério causou bloqueio da linha férrea e lentidão no trânsito

ALEXANDRE PELEGI

Um carro colidiu lateralmente com uma composição do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na manhã desta sexta-feira, 01 de agosto de 2025, em Santos, no litoral de São Paulo. O incidente ocorreu na linha férrea na altura da Avenida Francisco Glicério. A colisão ocorreu entre as ruas Rio Grande do Norte e Sergipe, no cruzamento com a Avenida Almirante Barroso, no bairro Campo Grande.

De acordo com a Prefeitura, o acidente aconteceu no sentido Ponta da Praia.

A BR Mobilidade informou que, por volta das 8h10, um automóvel realizou uma conversão proibida e colidiu na lateral do vagão do VLT. Testemunhas, no entanto, relataram que o motorista do carro pode ter perdido o controle da direção antes do impacto, ou que teria avançado o sinal vermelho. O impacto destruiu a parte dianteira do automóvel.

A batida causou a paralisação temporária do serviço de transporte na região e gerou lentidão no tráfego. Ambos os sentidos da linha férrea ficaram bloqueados devido à colisão. Apesar da força do impacto, o acidente não deixou vítimas. A estrutura do VLT foi parcialmente danificada.

Para liberar a via e restabelecer a locomoção do VLT, um guincho foi acionado para remover o automóvel. Equipes de manutenção e agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) também acompanharam a ocorrência, orientando os motoristas.

A BR Mobilidade informou que o percurso do VLT foi retomado aproximadamente 20 minutos após a ocorrência, e o trânsito foi normalizado. A prefeitura informou que as causas serão apuradas.

VLT da Baixada

O VLT da Baixada Santista, que opera nas cidades de Santos e São Vicente (SP), era gerido pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU-SP). Com a extinção da EMTU-SP concluída, a Associação Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) assumiu oficialmente as funções de gestão. A migração de responsabilidades ocorreu conforme decreto assinado em 21 de fevereiro de 2025 e implementada em 20 de março de 2025.

O Consórcio BR Mobilidade Baixada Santista S.A. – SPE, responsável pela operação do Sistema Integrado Metropolitano (SIM) — formado pelo VLT e linhas de ônibus na Região Metropolitana da Baixada Santista — foi estruturado como uma Parceria Público‑Privada (PPP) com contrato previsto para 20 anos, assinado em 23 de junho de 2015 em Santos pelo então governador Geraldo Alckmin.

A Viação Piracicabana, do Grupo Comporte, controlado pela família Constantino, integra o consórcio.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes





Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments