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Catedral reage à decisão da ANTT que cassou 27 linhas interestaduais por irregularidades operacionais


Em comunicado nas redes sociais, empresa afirma que suspensão afeta passageiros mais vulneráveis e reduz oferta de gratuidades no transporte rodoviário

ALEXANDRE PELEGI

A Viação Catedral se manifestou publicamente nesta terça-feira (4) sobre a decisão da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que cassou 27 autorizações de linhas interestaduais operadas pela empresa, após constatar fraudes em dados operacionais informados ao sistema MONITRIIP.

A medida, formalizada pela Deliberação nº 376/2025, ampliou as sanções anteriormente aplicadas pela Deliberação nº 335/2025 de setembro, e teve como base também uma decisão da Justiça Federal que confirmou a cassação de mercados da empresa por uso de “dados fictícios” no MONITRIIP. Relembre:

Justiça Federal confirma cassação de mercados da Catedral por fraude em dados operacionais

A cassação abrange linhas em diversos estados — entre elas Brasília–Goiânia, Goiânia–Palmas, Barreiras–Brasília, Goiânia–São Paulo e Uberlândia–Teresina — e implica, na prática, a suspensão da maior parte da operação interestadual da empresa.

Comunicado público nas redes sociais

Em um comunicado publicado em suas redes sociais, a Catedral declarou ter sido “surpreendida” pela decisão e lamentou que seus efeitos “recaem sobre as pessoas mais vulneráveis”.

“Lamentamos profundamente que essa decisão esteja recaindo sobre as pessoas mais vulneráveis. Nosso compromisso sempre foi com elas e é por elas que seguiremos lutando para reverter essa injustiça”, afirma o texto.

A empresa também associou a cassação à redução da concorrência e ao aumento de preços no setor, afirmando que “quando há menos empresas concorrendo, os preços sobem e o acesso diminui”.

Segundo a Catedral, o impacto mais grave será sentido por passageiros que dependem de gratuidades:

“Com a suspensão de parte da nossa operação, infelizmente não poderemos manter ou realocar os bilhetes de gratuidades já emitidos. A regra da própria ANTT, através da Resolução nº 6.033, não obriga as outras empresas a compensarem as gratuidades que nós oferecíamos. Ou seja, o total de vagas gratuitas no mercado vai diminuir.”

Contexto: da disputa judicial à ampliação da cassação

O caso tem origem em uma ação movida pela Viação Guanabara, que acusou a Catedral (operando via Kandango Transportes e Turismo) de falsificação do sistema MONITRIIP e realização de sessões não autorizadas. Em relatório da Justiça Federal, ficou constatado que “a empresa autora estava alimentando o MONITRIIP com dados fictícios, pois informava a operação de determinadas linhas, mas a fiscalização encontrava os veículos em outras localidades, com motoristas diferentes dos declarados”.

Em 22 de setembro de 2025, a Justiça Federal manteve a cassação — rejeitando o pedido de anulação da penalidade.
Em seguida, a ANTT adotou a Deliberação 335/2025, cassando seis mercados estratégicos da empresa. E agora, por meio da Deliberação 376/2025, ampliou a sanção para 27 linhas interestaduais.

Impactos para os passageiros

Com a suspensão, bilhetes de gratuidade já emitidos deixaram de ser válidos, e a Catedral informou que não poderá realocá­-los em outras empresas.
A empresa teme que o número total de vagas gratuitas disponíveis no transporte interestadual sofra redução imediata, já que a Resolução 6.033/2023 não obriga outras transportadoras a compensar as gratuidades ofertadas pela empresa suspensa.

Além disso, a empresa associou a decisão à diminuição da oferta de serviços e aumento de tarifas — com potenciais impactos sobre idosos, pessoas com deficiência e passageiros de baixa renda:

“É doloroso imaginar um idoso sendo impedido de visitar os filhos, uma pessoa com deficiência não conseguindo vaga pra ir ao médico, ou um jovem sem condições de pagar uma passagem inteira perdendo uma chance única de mudar de vida.”

Defesa e próximos passos

A Catedral afirma que continuará “buscando caminhos para retomar o trabalho” e promete recorrer para reverter o que considera uma “injustiça”.
A empresa destaca seu compromisso histórico com o transporte de passageiros de baixa renda e com o cumprimento de gratuidades sociais, reiterando que “transportar pessoas é muito mais do que levá-las de um lugar ao outro: é permitir que sonhos, reencontros e oportunidades continuem acontecendo.”

A ANTT, por sua vez, informou em nota que as cassações resultam de “processos administrativos regulares, baseados em evidências técnicas e em conformidade com a legislação vigente”, e que poderá redistribuir os mercados cassados a outras operadoras para evitar descontinuidade dos serviços.

Linha do tempo da cassação

  • Julho de 2024: Viação Guanabara aciona a Justiça contra a Catedral, alegando uso indevido de bilhetes e falsificação.
  • Agosto de 2025: ANTT abre processo administrativo e adota medida cautelar, suspendendo parte dos mercados.
  • Setembro de 2025: Justiça Federal confirma cassação dos mercados por fraude em dados operacionais.
  • Setembro de 2025: Publicação da Deliberação 335 que cassou seis mercados da empresa.
  • Outubro de 2025: ANTT edita a Deliberação 376, estendendo a sanção para 27 linhas interestaduais.
  • Novembro de 2025: Viação Catedral publica comunicado público, lamentando os impactos sobre gratuidades e passageiros vulneráveis.


Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes



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