Publicado em: 29 de janeiro de 2025
Transação garante o suprimento de 60% do consumo anual de energia das concessionárias ViaMobilidade e ViaQuatro
ALEXANDRE PELEGI
A CCR S.A. comunicou a conclusão da transação de aquisição de participações em três empresas de energia renovável.
As controladas da CCR, a concessionária das Linhas 8 e 9 do Sistema de Trens Metropolitanos de São Paulo, e as concessionárias das Linhas 5 e 17 e da Linha 4 do Metrô de São Paulo adquiriram participações da Neoenergia Renováveis S.A.
As aquisições incluem:
2,84% do capital social da Oitis 2 Energia Renovável S.A. (“Oitis 2”).
6,75% do capital social da Oitis 4 Energia Renovável S.A. (“Oitis 4”).
5,25% do capital social da Oitis 6 Energia Renovável S.A. (“Oitis 6”).
A conclusão da operação garante o suprimento de cerca de 60% do consumo anual de energia do Grupo CCR. Em nota relevante ao mercado, o Grupo informa que esta ação reforça a estratégia da empresa de otimização e redução de custos, bem como seu compromisso de abastecer 100% de seus ativos com fontes renováveis.
Como mostrou o Diário do Transporte, no dia 21 de janeiro deste ano o Colegiado de Membros da CMCP, Comissão de Monitoramento das Concessões e Permissões do Governo do Estado de São Paulo, em sua 131ª reunião, emitiu deliberações recomendando ao Poder Concedente a aprovação do projeto de autoprodução de energia proposto pelas concessionárias ViaMobilidade e ViaQuatro, que operam linhas de metrô e trens metropolitanos. Relembre:
Secretaria de Parceiras em Investimentos recomenda aprovação de Energia Renovável para linhas de metrô 4-Amarela, 5-Lilás e 17-Ouro, e de trens 8-Diamante e 9-Esmeralda
A Companhia do Metrô de São Paulo quer reduzir os gastos com energia elétrica na operação do sistema de trens.
Como mostrou o Diário do Transporte, no dia 12 de julho de 2023 a companhia lançou edital de chamamento público para a autoprodução de energia. Como resultado, em dezembro daquele ano a empresa relatou que foram recebidas 15 propostas válidas para o atendimento à Chamada Pública. Relembre:
Metrô de SP abre chamamento público para projetos de autoprodução de energia
A transação foi concluída após o cumprimento das condições precedentes previstas nos Contratos de Compra e Venda de Ações e Outras Avenças.
O anúncio da CCR foi feito por Waldo Perez, Diretor Vice-Presidente Financeiro e de Relações com Investidores da CCR S.A., em 28 de janeiro de 2025, em São Paulo/SP.
A operação segue o Fato Relevante divulgado em 11 de novembro de 2024.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes