Publicado em: 4 de junho de 2025
Local possibilita que profissionais treinem em uma rede aérea criada em ambiente controlado, com todos os componentes presentes no sistema real
VINÍCIUS DE OLIVEIRA
O Centro de Treinamento de Rede Aérea, que atende linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, completou três anos nesta semana.
O local tem como objetivo a capacitação e treinamento dos colaboradores de manutenção, em uma escola montada nos pátios Vila Sônia e Guido Caloi.
Os profissionais têm a possibilidade de treinar em uma rede aérea criada em ambiente controlado, com todos os componentes presentes no sistema real.
Isso facilita o treinamento dos trabalhadores, que normalmente têm apenas o intervalo das 0h30 às 4h para efetuar os serviços necessários.
A estrutura citada permite a simulação de atividades que são executadas em campo, como a substituição do fio de contato e práticas de manuseio dos equipamentos necessários, como o aterramento da via.
A capacitação teórica consiste em ensinamentos sobre a visão geral da rede aérea, informações técnicas da linha, componentes do sistema, funções e desenhos elétricos. Na parte prática, são realizadas simulações de rotina de manutenção, visitas às oficinas, manobras em chaves seccionadoras, práticas de segurança em fios e cabos e uso do vagão de manutenção.
Os materiais utilizados nos dois centros de treinamento são retirados das vias em condições defeituosas, juntamente com itens novos. Para a montagem da escola, as concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade tiveram praticamente custo zero, pois utilizam materiais reaproveitados de atividades corretivas e que seriam sucateados. Em outros casos, também são usados equipamentos do próprio estoque.
Antonio Marcio Barros Silva, diretor das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, explica que o Centro de Treinamento tem gerado bons resultados para as concessionárias. “Estamos extremamente satisfeitos com o desenvolvimento dessa iniciativa e confiantes de que ela trará cada vez mais benefícios em prol da nossa busca contínua de oferecermos serviços de alta qualidade aos nossos clientes. Parabenizo nosso time de manutenção por ter nos ajudado a criar uma escola didática e que deixará um legado valioso para a empresa, garantindo uma operação segura à medida que detecta precocemente possíveis anormalidades no sistema”, afirma.
Desde a sua criação em 2022, o Centro Treinamento já capacitou quase 80 colaboradores, sendo 39 da ViaQuatro e 40 da ViaMobilidade.
Vinícius de Oliveira, para o Diário do Transporte