Publicado em: 4 de julho de 2025
Companhia Ambiental do Estado de São Paulo dá sinal verde para a extensão da Linha 4 (Amarela) e regulariza a operação da Linha 1 (Azul), enquanto avalia novo pedido para a Linha 6 (Laranja)
ALEXANDRE PELEGI
A Cetesb, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, publicou no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira, 04 de julho de 2025, as licenças ambientais concedidas para o sistema metroviário.
A Concessionária da Linha 4 do Metrô de São Paulo (ViaQuatro – CCR Mobilidade – Motiva) foi contemplada com a Licença Ambiental de Instalação nº 2831, emitida em 30 de junho de 2025. Esta licença é destinada ao projeto de Extensão da Linha 4 (Amarela), especificamente o trecho entre as estações Vila Sônia e Taboão da Serra. A licença possui validade de seis anos a contar de sua data de emissão. O projeto de expansão da Linha 4-Amarela consiste na construção de um novo trecho que conectará a estação Vila Sônia, atualmente o terminal da linha, ao município de Taboão da Serra, na região metropolitana. Essa expansão adicionará 3,3 quilômetros de trilhos e duas novas estações: Chácara do Jockey e Taboão da Serra, além de um terminal de ônibus integrado.
Adicionalmente, a Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô obteve a Licença Ambiental de Operação nº 2891. Esta licença, concedida também em 30 de junho de 2025, é crucial para a regularização da Linha 1 (Azul), abrangendo o trecho Santana-Jabaquara e o pátio de manobra. A validade desta licença de operação é de 10 anos, contados a partir da data de sua emissão. A Linha 1-Azul foi a primeira linha de metrô construída em São Paulo, iniciada na década de 1960 e inaugurada em 1974 pelo então presidente da companhia Plínio Assmann.
Pedido de Licença para a Expansão da Linha 6-Laranja:
Além das concessões, a Cetesb também tornou público que recebeu um novo pedido de licença que visa expandir o sistema metroviário. A Concessionária Linha Universidade S.A. submeteu um pedido de Licença Ambiental de Instalação para a Linha 6 (Laranja) do Metrô – Fase III – Eixos Noroeste e Sudeste – Unidade Construtiva SE Rio Pajeú e Túneis NATM e TBM. O túnel NATM, ou Novo Método Austríaco de Túneis, utiliza o suporte natural do solo e rocha para estabilizar o túnel, enquanto TBM (Tunnel Boring Machine) é o popular Tatuzão (Máquina de Perfuração de Túneis), que utiliza uma máquina grande para escavar o túnel.
A Linha 6-Laranja é uma iniciativa de transporte metroviário que está sendo desenvolvida em São Paulo. Este projeto tem como objetivo conectar a região da Brasilândia, situada na zona norte da cidade, à estação São Joaquim, localizada na área central. As principais características e detalhes da Linha 6-Laranja incluem:
Extensão e Estações: Terá uma extensão de 15,3 quilômetros e contará com 15 estações ao longo de seu percurso.
Tecnologia de Operação: Será uma linha completamente automática, o que significa que não será necessário ter maquinistas a bordo dos trens, e sua operação será realizada de forma remota.
Modelo de Execução: A construção está sendo feita através de uma parceria público-privada, envolvendo o governo do estado e a concessionária Linha Uni. A empresa Acciona é a responsável pela execução das obras.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes