Publicado em: 23 de outubro de 2025
Concessionária TIC Trens vai operar empreendimento que abrange os municípios de Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos e Campinas
ALEXANDRE PELEGI
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) tornou público que recebeu o pedido de Licença Ambiental de Instalação (LAI) da concessionária TIC Trens, responsável pela implantação do projeto Trem Intercidades (TIC) – Eixo Norte, que ligará Campinas à capital paulista via Jundiaí.
O empreendimento abrange os municípios de Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos e Campinas.
A LAI autoriza o início das obras após a aprovação dos estudos e relatórios de impacto ambiental, certificando que o empreendimento atende às exigências técnicas e legais da Cetesb, e que as medidas de mitigação e compensação ambiental serão implementadas durante a execução da obra.
O Trem Intercidades Eixo Norte será o primeiro serviço ferroviário de média velocidade do Estado de São Paulo, com cerca de 101 km de extensão, ligando Campinas à Estação Barra Funda, na capital, com tempo estimado de 1 hora e 4 minutos por viagem.
O projeto foi licitado em 29 de fevereiro de 2024, tendo como vencedora a C2 Mobilidade Sobre Trilhos, formada pelo Grupo Comporte Participações S.A. (60%) e pela CRRC (Hong Kong) Co. Limited (40%). O contrato de concessão foi assinado em 29 de maio de 2024, no Palácio dos Bandeirantes, com prazo de 30 anos.
A concessionária será responsável pela implantação, operação e manutenção do TIC Eixo Norte, além da modernização da Linha 7-Rubi e da operação do Trem Intermetropolitano (TIM) entre Jundiaí e Campinas.
O projeto prevê investimentos totais de R$ 14,2 bilhões, sendo R$ 8,9 bilhões de aporte privado e R$ 5,3 bilhões de recursos públicos. Desse valor, cerca de R$ 10,5 bilhões serão destinados a obras e sistemas, e o restante a material rodante e desapropriações.
A operação comercial está prevista para ocorrer entre 2030 e 2031.
Relembre:
TIC: Grupo Comporte (C2 Mobilidade sobre Trilhos) vence leilão do TIC (Trem Intercidades) entre São Paulo e Campinas via Jundiaí nesta quinta (29), desconto só de 0,01%
Resolução autorizou desapropriações para o avanço das obras
O Governo do Estado de São Paulo publicou no Diário Oficial desta segunda-feira, 20 de outubro de 2025, a Resolução SPI nº 062/2025, da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), que autoriza desapropriações voltadas ao Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte, entre São Paulo e Campinas, operado pela TIC Trens S.A.
O ato declara de utilidade pública áreas que totalizam 77 mil m², distribuídas entre os municípios de Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos e Campinas. Os terrenos serão destinados à implantação da via permanente do Trecho 3 – Lote 1, etapa crucial para o avanço físico da ferrovia.
As desapropriações poderão ocorrer por via amigável ou judicial, sob responsabilidade da concessionária TIC Trens S.A.. As plantas cadastrais e memoriais descritivos definem a ocupação em pontos estratégicos da linha férrea, abrangendo mais de 14 glebas registradas em diferentes cartórios da região.
GRUPO COMPORTE
O Grupo Comporte, liderado pela família de Constantino de Oliveira, fundador da GOL Linhas Aéreas, é gigante em ônibus. Tem mais de sete mil coletivos, entre urbanos e rodoviários em todo o País.
Na área de trilhos, pela BR Mobilidade opera o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) na Baixada Santista, no Litoral de São Paulo, e em 22 de dezembro de 2022, arrematou a concessão do Metrô da Grande Belo Horizonte, também sendo a única a participar.
Relembre:
Grupo Comporte, da família de Constantino de Oliveira, arremata concessão do Metrô de Belo Horizonte
Entre as empresas de ônibus do Grupo Comporte e com participação estão Expresso União – Patrocínio/MG; Viação Piracicabana – Piracicaba/SP; Empresa Cruz – Araraquara/SP; Princesa do Norte – Santo Antônio da Platina/PR; Penha – Curitiba/PR; Expresso Maringá – Maringá/PR; Expresso Itamarati – São José do Rio Preto/SP; Expresso de Prata – Bauru/SP; Expresso Caxiense – Caxias do Sul/RS; e urbanos, suburbanos e metropolitanos como Viação Piracicabana – Santos/SP; Viação Piracicabana – Praia Grande/SP; BR Mobilidade Baixada Santista – Ônibus Intermunicipais e VLT – São Vicente/SP; Expresso Maringá do Vale – São José dos Campos/SP; Joseense Transportes – São José dos Campos/SP; Princesa do Norte Mogi das Cruzes – Mogi das Cruzes/SP; Empresa Cruz – Araraquara/SP; Viação Luwasa – Catanduva/SP; Expresso Itamarati – São José do Rio Preto/SP; Expresso Itamarati – Votuporanga/SP; Expresso de Prata – Bauru/SP; TCGB – Transporte Coletivo Grande Bauru – Bauru/SP; Cidade Verde Transporte Rodoviário – Sarandi/PR; TCCC – Transporte Coletivo Cidade Canção – Maringá/PR; VAL – Viação Apucarana – Apucarana/PR; BluMob – Blumenau/SC; Viação Piracicabana – Brasília/DF; Empresa de Transportes Líder – Uberaba/MG; Viação São Geraldo Sacramento – Uberaba/MG, entre outras em sociedade ou de controle único.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes