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Chinesa CRRC tem proposta financeira classificada em 1º lugar em licitação para a compra de 44 trens pelo Metrô de São Paulo


 

Ainda não é o resultado final da concorrência, que vai analisar a capacitação técnica. Outra concorrente é Alstom

ADAMO BAZANI

O Metrô de São Paulo classificou em primeiro lugar a proposta financeira da empresa estatal chinesa CRRC, sediada em Pequim, para o fornecimento de 44 trens. A maior parte desta frota vai ser para atender a expansão da linha 2-Verde do Metrô, que será prolongada até a Penha, na zona Leste da capital paulista, e, posteriormente, até Guarulhos, na região metropolitana. Mas haverá trens também deste lote para as linhas 1-Azul e 3-Vermelha.

A CRRC ofereceu preço de R$ 3,617 bilhões e depois baixou o valor, no pregão, para R$ 3,104 bilhões.

Em segundo lugar, ficou a Alstom, que ofereceu inicialmente R$ 3,74 bilhões e depois baixou o preço para R$ 3,121 bilhões.

O valor estipulado pelo edital foi de R$ 3,7 bilhões.

Ainda não é o resultado final da concorrência, que vai analisar a capacitação técnica e a documentação completa das duas participantes.

Como mostrou o Diário do Transporte, parte da compra destes trens vai contar com financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Em 29 de novembro de 2024, em Brasília, o Governo Federal anunciou pacote de cerca de R$ 10 bilhões para infraestrutura, mobilidade e transportes no Estado de São Paulo

Parte desse dinheiro será para financiamento de 1,3 mil ônibus elétricos, que serão adquiridos pela prefeitura da capital paulista e repassados às empresas de ônibus, 44 novos trens para o metrô e para o projeto TIC, do Trem Intercidades, que ligará a capital paulista às cidades de Jundiaí e Campinas, no interior do Estado.

Os trens serão utilizados na Linha 2-Verde do Metrô, que está em obras de expansão. Quando as obras forem concluídas, haverá mais oito estações, incluindo a integração com a Linha 3-Vermelha na Estação Penha. O total de investimento é de R$ 6 bilhões, sendo que o BNDES financiará R$ 3,6 bilhões.

Relembre:

Cada trem deve ter seis carros (popularmente conhecidos como vagões, mas de forma errada), ar-condicionado e tomadas USB para celulares.

A licitação prevê ainda a implantação de sistemas e equipamentos, além estudos para adequação da nova frota.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes





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