Publicado em: 23 de maio de 2025
Um veículo é articulado e outro é do tipo padron na capital baiana. Já na capital paulista, diretor de montadora revela ao Diário do Transporte negociações adiantadas com empresas de ônibus
ADAMO BAZANI
A tarde desta sexta-feira, 23 de maio de 2025, é marcada por ao menos duas notícias envolvendo eletrificação de frotas de ônibus. Uma é exclusiva do Diário do Transporte e se refere a capital paulista e outra foi divulgada pela prefeitura de Salvador.
SÃO PAULO:
O repórter Adamo Bazani conversou na manhã desta sexta-feira (23) com o diretor nacional de Vendas da Volkswagen, Jorge Carrer, que com exclusividade, revelou que a fabricante já finaliza negociações de vendas de seu modelo de ônibus elétrico e-Volksbus 22L para empresas que operam na cidade de São Paulo e que, em breve, já como parte integrante da frota cadastrada do sistema gerenciado pela SPTrans (São Paulo Transporte), diversas unidades do veículo já estarão prestando serviços nas linhas municipais.
A entrevista foi feita na entrega de 26 ônibus zero quilômetro em Santo André (SP) para a Viação Guaianazes. Os veículos são a diesel com a tecnologia atual Euro 6, que reduz em 75% as emissões de poluição.
Até o momento estão sendo feitos testes e demonstrações de quatro ônibus ca capital paulista que vão durar cerca de seis meses, mas, segundo Carrer, trata-se de um procedimento técnico da fabricante antes do início da produção em linha. Isso porque, o modelo já está aprovado pela SPTrans.
Veja os detalhes em vídeo clicando neste link:
REVELAÇÕES VOLKSWAGEN: Já existem ônibus elétricos em negociação intensificada, não será apenas na capital paulista; Caminho da Escola deve ampliar câmbio automático
SALVADOR:
Já a prefeitura de Salvador informou que dois novos ônibus 100% elétricos, com baterias, começam a circular na cidade a partir da próxima segunda-feira (26).
Os veículos irão operar de forma experimental nas linhas 0137 – Lapa x Barra Avenida e 1347 – Estação Pirajá x Pituba, do sistema de transporte coletivo por ônibus e na B1 – Rodoviária x Pituba, do BRT Salvador.
São dois modelos de duas fabricantes chinesas quer vão operar por cerca de 30 dias.
Uma articulado da Higer, com capacidade para cerca de 130 passageiros, com 18,7 metros de comprimento, e outro padron da Ankai, para 80 passageiros, com 12,2 metros.
Ambos possuem itens de conforto e acessibilidade como piso baixo, ar-condicionado, vidros colados com tratamento contra raios ultravioletas do sol, tomadas tipo USB para celulares e, por serem elétricos, além de não emitirem poluentes na operação, geram bem menos ruído que os veículos a diesel.
100 ÔNIBUS ELÉTRICOS:
A prefeitura de Salvador obteve uma linha de crédito junto ao Banco Mundial para a aquisição cerca de 100 ônibus elétricos.
Os testes fazem parte dos estudos da administração municipal sobre a viabilidade dos modelos disponíveis no mercado, sejam de marcas brasileiras como estrangeiras.
Entre os aspectos analisados estão desempenho, consumo energético, manobrabilidade, resistência da carroceria e conforto.
Atualmente, Salvador já conta com oito ônibus movidos à eletricidade, com chassis Mercedes-Benz, tecnologia Eletra e carroceria Caio, integralmente feitos no Brasil. Eletra e Mercedes-Benz são em São Bernardo do Campo, na região do ABC Paulista, na Grande São Paulo, e a Caio é instalada em Botucatu, cidade do interior do Estado de São Paulo
Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), em nota, a proposta é fortalecer a política de sustentabilidade e modernização da frota.
“Esse é mais um passo no compromisso da cidade com a mobilidade sustentável. Os testes nos permitem entender o comportamento desses veículos em serviço, avaliar consumo, desempenho e custos operacionais”, explicou o secretário da Semob, Pablo Souza.
Os ônibus estarão identificados com uma plotagem especial e farão parte da operação regular das linhas durante o período de testes, com cumprimento normal de horários e cobrança de passagem.
“Queremos cada vez mais investir em soluções que tragam benefícios tanto para o meio ambiente quanto para os usuários. Esses testes vão nos ajudar a planejar a ampliação da frota elétrica no transporte público de Salvador”, reforçou Souza, na mesma nota.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes