Nesta quinta-feira (17/7), a frente fria vai avançar pela costa da região Sul, provocando pancadas de chuva no Rio Grande do Sul, que ficam mais intensas no sudoeste da região. A formação de um ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul e do Uruguai, segundo a Climatempo, provoca rajadas de vento de até 90km/h nas serras gaúcha e catarinense.
As chuvas também chegam em Santa Catarina e no sul e oeste do Paraná, ainda que com menos força. O sul de Mato Grosso do Sul também pode receber precipitações, mas de maneira fraca e isolada. Toda faixa oeste do país, desde o Sul até o Acre está em alerta para um declínio de temperatura que pode chegar a 5 °C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
No Sudeste, o restante do Centro-Oeste e parte do Norte, as temperaturas seguem mais elevadas e a umidade do ar abaixo dos 20% entre Mato Grosso, Goiás, Tocantins e sul do Piauí e do Maranhão.
No Norte, o calor e a umidade ainda estimulam a formação de nuvens carregadas e as pancadas ocorrem alternadas com períodos de melhoria. Há risco para temporais no norte e noroeste do Amazonas e em Roraima
No Nordeste, as chuvas seguem acontecendo de forma irregular entre Salvador e Aracaju, enquanto o interior nordestino tem calor e umidade abaixo dos 30%.

Sul e Norte terão chuvas fortes — Foto: Inmet