24.7 C
Rondonópolis
domingo, 21 dezembro - 20:11
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesCircular da Saúde de Santo André (SP) é o serviço de transportes...

Circular da Saúde de Santo André (SP) é o serviço de transportes públicos com melhor avaliação do Brasil, mas prolongamento pode aperfeiçoar atendimento


Levantamento independente do “Paraná Pesquisas” mostra 91% de taxa de aprovação de passageiros, superando outros índices de transportes. O segredo? Transformar o transporte coletivo em transporte sob demanda

ADAMO BAZANI

Colaborou Yuri Sena

OUÇA NESTE LINK ABAIXO:

ADAMO BAZANI

Colaborou Yuri Sena

Pode parecer uma notícia regional, mas o exemplo é para todo o País e a pesquisa foi feita por um instituto de abrangência nacional, o “Paraná Pesquisas”, e prova que, dentro de uma concessão de transportes, mesmo ainda sem a aprovação do Marco Regulatório do Setor, e possível inovar, trazer demanda para os deslocamentos coletivos, atender anseios da população e, de quebra, proporcionar ganhos de imagem a gestores públicos e empresas operadoras.

O “Circular da Saúde”, da cidade de Santo André, no ABC Paulista, recebeu 91% de aprovação dos passageiros. É o maior índice de aceitação entre pesquisas a respeito de mobilidade no Brasil. Apesar de as metodologias entre os diferentes levantamentos não serem as mesmas, as técnicas básicas de pesquisas seguem as mesmas linhas.

Mas qual é o grande diferencial do “Circular da Saúde” de Santo André, que com duas linhas, une os principais hospitais da cidade, tanto públicos como particulares? É que o conceito de transporte sob demanda foi aplicado no transporte coletivo regular.

As duas linhas, a principal B45 (Bairro Paraíso-Hospital Mário Covas/Vila Luzita-Represa) e a B31 (Jardim Santo André/Atrium Shopping-Poupatempo da Saúde), foram concebidas a partir de dados de solicitações em aplicativos de transportes, dados de demanda, origem e destino da Bilhetagem Eletrônica da cidade, reportagens (*com destaque para as realizadas pelo Diário do Transporte*) e, claro, de reivindicações de passageiros. A moradora da região de Vila Luzita, por exemplo, Maria José da Silva Francisco, chegou a organizar um abaixo-assinado, com bastante adesão.

A operação de ambas as linhas é de responsabilidade da Viação Guaianazes, lote 01, líder do Consórcio União Santo André.

Mas, como transportes se faz na prática, passageiros apontam necessidades de melhorias para tornar o serviço mais adequado, em especial na B45, como a troca do ponto final para a baia onde hoje somente para a linha I08, que abrangeria a ainda excluída Policlínica Paraíso e ao percorrer toda a Rua Jabaquara, atenderia funcionários de estabelecimentos comerciais, da Justiça Federal, de escritórios e mais residências. Além disso, a extensão para o centro da cidade, apesar de aumentar o tempo de trajeto, tornaria mais interessante a linha.

Ao Diário do Transporte, o prefeito de Santo André, Gilvan Ferreira, disse que o intuito é criar mais linhas sob demanda. Já está em estudo uma terceira linha da Saúde, entre o bairro de Camilópolis, Utinga, Hospital da Mulher e Hospital Mário Covas.

Olá, Adamo, toda a equipe do Diário do Transporte e a todos que nos acompanham. Recebemos com muita felicidade a notícia de 91% de aprovação em pesquisa realizada pela Paraná Pesquisas, mostrando que seguimos com o transporte sob demanda. Esse era um compromisso nosso e um pedido da população. Demos continuidade ao programa Promob, o maior programa de mobilidade da história de Santo André. Temos avançado na renovação da frota de ônibus, na implantação de novos pontos e na melhoria dos itinerários. E não para por aí. No próximo ano, teremos muitas novidades, sempre com o objetivo de continuar atendendo a população sob demanda, ouvindo as pessoas e executando um programa de mobilidade mais inclusivo, que garanta mais qualidade no transporte público.

Entre os dias 14 e 17 de dezembro de 2025, foram ouvidos 700 moradores, com idades a partir de 16 anos. Ao todo, 91% dos passageiros aprovam; 4,3% desaprovam (indicando melhorias necessárias) e 4,7% não soube ou não opinou. A maior aprovação, 92,9%, é entre passageiros de 45 a 59 anos de idade. Entre homens e mulheres, a aprovação geral de 91% é a mesma.

Somente a B45, atende a mais de 10 unidades de saúde, conectando os principais hospitais da cidade como Futuro Hospital Vila Luzita; H & M – Hospital e Maternidade São José do ABC; Hospital Beneficência Portuguesa; Hospital NotreDame – Perimetral; Hospital Siloé / Hospital Coração de Jesus – Perimetral; Hospital Santa Helena – Ipiranguinha; CHMSA – Centro Hospitalar Municipal de Santo André (Santa Casa – Hosp. Municipal); H & M– Hospital e Maternidade Dr. Christóvão da Gama; Casa da Esperança; H & M  – Hospital e Maternidade Brasil; Hospital Mário Covas – Bairro Paraíso.

A região do bairro Paraíso, onde fica o Hospital Mário Covas, também é polo de empregos em Santo André, com o Shopping ABC, academias, clínicas, hipermercados e cultural-educacional, com o Parque do Conhecimento Sabina, universidades privadas e o Parque Central, onde são realizados shows e espetáculos.

Num único itinerário e somente com um ônibus, facilitando o deslocamento, já que os moradores não precisariam ficar trocando de transporte ao longo do caminho.

Sentido Hospital Mário Covas:

Estrada do Pedroso; Avenida Capitão Mario Toledo de Camargo; Rua Amaro; Avenida Dom Pedro I; Largo 03 de Maio; Avenida Dom Pedro I; Avenida Santos Dumont; Avenida Arthur de Queiroz; Rua General Glicério; Rua Bernardino de Campos; Avenida Portugal; Avenida José Caballero; Retorno; Avenida José Caballero; Rua Professor Justino Paixão; Viaduto Angelo Gaiarsa; Rua Prefeito Justino Paixão; Rua Coronel Alfredo Fláquer; Rua Coronel Alfredo Fláquer; Rua Coronel Abílio Soares; Avenida João Ramalho; Rua Guilherme Marconi; Avenida Dr Alberto Benedetti; Rua Coronel Fernando Prestes; Rua Caminho do Pilar; Avenida Ramiro Colleoni; Avenida Pereira Barreto; Retorno; Avenida Pereira Barreto; Praça Yves Ota; Rua Doutor Henrique Calderazzo; Retorno; Rua Doutor Henrique Calderazzo; Rua Professor Valdemar Mattei, Retorno; Rua Professor Valdemar Mattei, Rua Juazeiro, Rua Jabaquara, Rua Igarapé, Rua Macaúba, Rua Juazeiro; Rua Professor Valdemar Mattei.

Sentido: Vila Luzita – Represa:

Rua Doutor Henrique Calderazzo; Praça Yves Ota; Rua Doutor Henrique Calderazzo; Rua Juazeiro, Rua Macaúba, Rua Jabaquara, Rua Juazeiro, Rua Professor Valdemar Mattei; Avenida Pereira Barreto; Rua Corone Fernando Prestes; Avenida Dr Alberto Benedetti; Rua Coronel Ortiz; Avenida João Ramalho; Rua Coronel Francisco Amaro; Rua Coronel Alfredo Fláquer; Avenida Santos Dumont; Avenida Dom Pedro I; Largo 03 de Maio; Avenida Dom Pedro I; Rua Ediardo Ramos; Estrada do Pedroso.

Entre os dias 14 e 17 de dezembro de 2025, foram ouvidos 700 moradores, com idades a partir de 16 anos. Ao todo, 91% dos passageiros aprovam; 4,3% desaprovam (indicando melhorias necessárias) e 4,7% não soube ou não opinou. A maior aprovação, 92,9%, é entre passageiros de 45 a 59 anos de idade. Entre homens e mulheres, a aprovação geral de 91% é a mesma.

“Tal amostra representativa do município de Santo André atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,8 pontos percentuais para os resultados gerais. A amostra é representativa dos habitantes da área pesquisada e foi selecionada em duas etapas. Na primeira etapa realizou-se um sorteio probabilístico das localidades onde as entrevistas foram realizadas através do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), considerando a população com 16 anos ou mais residente nas localidades como base para essa seleção. Na segunda etapa, a seleção dentro da localidade, foi feita utilizando-se quotas amostrais proporcionais, em função das seguintes variáveis: gênero, faixa etária, grau de escolaridade e nível econômico” – explica o “Paraná Pesquisas”, que ainda acrescentou que os resultados foram auditados.

“As entrevistas foram realizadas por uma equipe de entrevistadores e supervisores devidamente qualificada pelo Instituto Paraná Pesquisas, com experiência e treinamento em pesquisas de opinião pública. No decorrer do trabalho de coleta de dados, os questionários aplicados, foram auditados em no mínimo 20% (vinte por cento) para verificação quanto ao cuidado na sua aplicação, bem como a adequação do entrevistado às variáveis das quotas amostrais. Isto é, no mínimo 140 entrevistas foram verificadas pela equipe de supervisores do Instituto Paraná Pesquisas”.



Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments