Publicado em: 10 de agosto de 2025
Modelos lendários das empresas Viação Cometa, Expresso Brasileiro, Viação Itapemirim, São Geraldo, Gontijo, Viação Garcia e Progresso, que estavam só nas fotografias, agora desfilam na mais fascinante das estradas: a paixão
ADAMO BAZANI
Colaborou Vinícius de Oliveira
VEJA VÍDEO ABAIXO DO TEXTO
O Diário do Transporte traz especialmente ao seu leitor, outro trabalho exclusivo desenvolvido pelo motorista de ônibus da empresa BR 7 Mobilidade, do Grupo ABC, de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, Hugo Romano, em dar vida por meio de IA (Inteligência Artificial) a fotos históricas de ônibus que, de estáticas, ganharam som e movimento.
Tais fotografias viraram mais um vídeo e, agora, Romano se superou.
Esta edição convida a você a embarcar em clássicos das rodovias brasileiras. São ônibus rodoviários que marcaram diferentes épocas, muitos dos quais, até hoje não se encontrou filmagens originais, no ambiente e época por onde trafegaram.
A seleção de empresas também não poderia ser tão relevante. Desfilam por esta rodovia da paixão, ligando décadas como as dos anos 1940 até o final de 1990, relíquias das empresas Viação Cometa (São Paulo), Expresso Brasileiro (São Paulo), Viação Itapemirim (Espírito Santo), São Geraldo (Minas Gerais), Empresa de Ônibus Gontijo (Minas Gerais), Viação Garcia (Paraná) e Auto Viação Progresso (Pernambuco).
Os modelos também são apaixonantes. Entre eles estão monoblocos da Mercedes-Benz, Ciferal Turbo Jumbo, Flexa Azul, Flxible VL (Vista Liner) -100, GMPD 4104 (Morubixaba), CMA Flecha Azul, Striulli em plataforma GM, Nielson Diplomata de diversas épocas e configurações, entre elas, rodoviário articulado, Tecnobus TRIBUS, Marcopolo III, Paradiso G4 Marcopolo, Busscar JumBuss, Tecnobus e tantos outros.
Claro que existem mais modelos e mais empresas marcantes na rica história dos transportes por ônibus no Brasil. Mas a escolha se deu pela abrangência territorial destas companhias (algumas que foram absorvidas por outras companhias, como a São Geraldo e a Expresso Brasileiro) e a importância destes modelos em inovação para a indústria nacional de ônibus, mesmo alguns sendo importados, como o Morubixaba e o Flxible.
Além disso, fazer uma montagem deste tipo, foto por foto, e transformar primeiro em movimento e depois em vídeo contínuo, é muito trabalhoso e demanda dias e dias de dedicação. Tudo foi feito voluntariamente no apertado espaço de tempo de Hugo Romano e do repórter do Diário do Transporte, Adamo Bazani, que fez a pesquisa das fotos, orientou a ordem do material e descreve no texto.
O primeiro trabalho de movimento a fotos históricas de ônibus feito por Hugo Romano ao Diário do Transporte (que já tinha entrevistado o motorista, que também colore desenhos de modelos antigos com as pinturas das épocas), retratou parte da história dos ônibus urbanos da Grande São Paulo, com ênfase no ABC Paulista, onde o profissional mora e trabalha.
Relembre neste link:
Agora, bora viajar no tempo?
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes