21.2 C
Rondonópolis
quarta-feira, 21 maio - 01:48
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesCNT realiza encontro com lideranças femininas do transporte em Brasília

CNT realiza encontro com lideranças femininas do transporte em Brasília


Evento inédito na confederação celebrou 70 anos da entidade e discute caminhos para maior equidade e inclusão no setor

ALEXANDRE PELEGI

No último dia 7 de maio, a sede do Sistema de Transporte em Brasília (DF) foi palco do encontro “Mulheres no Transporte – Trajetórias que Inspiram”. O evento reuniu lideranças femininas do setor com o objetivo de compartilhar experiências, estimular parcerias estratégicas e engajar organizações na promoção de maior equidade no transporte.

Este encontro marcou um momento histórico para a Confederação Nacional do Transporte (CNT), sendo o primeiro em seus 70 anos de existência totalmente dedicado ao tema da participação feminina. Idealizadora da iniciativa, Eliana Costa, diretora adjunta do Instituto de Transporte e Logística (ITL), destacou que “A diversidade fortalece as organizações e gera melhores resultados. Precisamos unir forças para transformar nossas empresas e o país. Hoje vivemos em uma sociedade desigual — e é nossa missão enfrentar isso”. A proposta do evento foi além da inspiração, buscando fomentar práticas concretas de inclusão e criar referências reais para as novas gerações de lideranças femininas.

A programação contou com dois painéis de alto nível.

O primeiro, intitulado “Mulheres que inspiram e transformam”, teve a participação de Sandra Costa (Grupo Sabin), Tânia Reis (BRICS Women Business Alliance) e Dhafyni Mendes, cofundadora da plataforma Todas Group, que apresentou ações estruturadas de mentoria e formação para ampliar a equidade de gênero no ambiente corporativo.

O segundo painel reuniu executivas de peso do próprio setor de transporte, incluindo Ana Jarrouge (SETCESP), Ana Patrizia Gonçalves Lira (ANPTrilhos), Daniele Capobiango (Fenaval e ABTV), Roberta Marchesi (Anav), Marcella Cunha (Abool) e Paula Barcellos (Viação Águia Branca/Abrati). Representando o transporte rodoviário de passageiros, Paula Barcellos, que também é CEO da Viação Águia Branca, enfatizou a importância de uma liderança mais empática, inclusiva e voltada à valorização de mulheres negras. Segundo ela, “Precisamos de uma liderança mais afetiva, que contraponha os modelos masculinos tradicionais. É urgente criar espaços mais acolhedores e equitativos para as mulheres no topo da gestão”. Paula Barcellos também é conhecida por ser a criadora do perfil “Desafios de mulher – Liderança feminina”, onde compartilha suas vivências como mulher em posição de comando em um setor historicamente dominado por homens.

Segundo a Abrati, o encontro “Mulheres no Transporte – Trajetórias que Inspiram” marca “uma virada histórica e aponta caminhos concretos para a busca por mais equidade no setor de transportes”.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes





Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments