Publicado em: 30 de junho de 2025
Iniciativa visa atender antiga demanda da população do Entorno do DF, prometendo transporte viável e acessível entre Goiás e a capital federal.
ALEXANDRE PELEGI
O aguardado projeto de transporte ferroviário de passageiros entre Luziânia (GO) e Brasília (DF) entrou em uma nova fase crucial, com a definição das datas para as audiências públicas, previstas para o final de agosto. Esta etapa foi consolidada após uma importante reunião realizada nesta segunda-feira (30) no Ministério dos Transportes, articulada pelo secretário do Entorno do Distrito Federal, Pábio Mossoró, representando o Governo de Goiás.
O encontro, solicitado pelo secretário Pábio Mossoró, reuniu figuras-chave como Leonardo Cezar Ribeiro, secretário nacional de Transporte Ferroviário; Cristian Viana, secretário Extraordinário do Entorno do GDF; e Márcio Antônio de Jesus, subsecretário de Operações da Secretaria de Mobilidade do DF, em representação a Zeno Gonçalves. Durante a reunião, foi acertada a formalização de um plano técnico de trabalho conjunto entre o Governo de Goiás, o Governo do Distrito Federal e a Secretaria Nacional de Transporte Ferroviário. O objetivo central é revisar os estudos já contratados pela Infra S.A., identificar ajustes necessários e organizar, de forma integrada, todas as etapas que antecedem a implantação do projeto.
Além disso, ficou definida a realização de uma visita técnica ao longo de toda a ferrovia, que atualmente opera exclusivamente com cargas. Esta vistoria será fundamental para levantar as condições da via e apontar os pontos que exigem adequações para o transporte de passageiros.
A proposta do trem Luziânia-Brasília prevê um trajeto de cerca de 58 km, com partida no Jardim Ingá, em Luziânia, e destino final na Rodoferroviária de Brasília. Estão previstas seis paradas, incluindo Valparaíso. A estimativa é que o percurso leve cerca de uma hora, com uma tarifa acessível.
Pábio Mossoró enfatizou a importância do projeto: “Essa é uma demanda antiga da população do Entorno. O Governo de Goiás está dando todo suporte para a efetivação dessa proposta. Estamos tratando com seriedade um projeto que pode oferecer uma alternativa viável, segura e acessível para milhares de trabalhadores que precisam se deslocar todos os dias até Brasília”.
De acordo com o Ministério dos Transportes, este será o primeiro dos seis projetos previstos no Plano Nacional de Ferrovias a entrar em fase de audiência pública, marcando um avanço significativo para a mobilidade da região.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes