Publicado em: 6 de julho de 2025
Suspeito de ser um dos mentores teve prisão decretada. Investigadores destacam trabalho do Diário do Transporte com as informações além dos registros de boletins de ocorrência
ADAMO BAZANI
Após anúncio da Polícia Militar, na última quinta-feira, 03 de julho de 2025, do início de uma megaoperação, o número de ataques a ônibus por dia na capital, municípios da Grande São Paulo e litoral paulista caiu, mas os casos ainda acontecem.
Tanto é que, de acordo com a SPTrans (São Paulo Transporte), que gerencia o sistema da capital paulista, neste fim de semana o total de casos entre os dias 12 de junho e 05 de julho de 2025, subiu para 264. Somando este número da cidade de São Paulo com os ônibus metropolitanos intermunicipais na Grande São Paulo, os municipais das cidades vizinhas da capital e os coletivos do litoral paulista, já são cerca de 550 coletivos atacados.
Foram pelo menos três depredações somente entre a tarde e noite de sábado e quatro entre a noite de sexta-feira e manhã de sábado apenas na capital, de acordo com resposta da SPTrans ao Diário do Transporte.
A Secretaria Municipal de Mobilidade e Urbana Transporte (SMT) e a SPTrans reiteram o repúdio aos atos de vandalismo registrados no sistema de transporte e seguem fornecendo todas as informações necessárias para auxiliar nas investigações. Desde o 12 de junho, as empresas operadoras relataram que 264 ônibus do sistema municipal foram depredados, incluindo três entre a tarde e a noite de sábado (5). Os atos aconteceram de forma distribuída por todas as regiões da cidade.
Num destes casos, na manhã de sábado (05), uma passageira de 43 anos ficou ferida na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, zona Noroeste, atingida por uma pedra que quebrou um dos vidros de um micro-ônibus da empresa Nortebuss, que operava no sistema municipal da capital paulista.
Segundo a SSP (Secretaria de Segurança Pública), também em resposta ao Diário do Transporte, nesta ocorrência, um homem de 30 anos foi preso em flagrante.
Um homem de 30 anos foi preso em flagrante na manhã de sábado (5) por causar danos a dois ônibus na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, na zona norte de São Paulo. Segundo um dos motoristas, o homem solicitou parada em um ponto não autorizado para embarque e desembarque e, diante da negativa, passou a arremessar pedras, que atingiram os vidros do coletivo e feriram uma passageira de 43 anos, que foi socorrida e levada ao Hospital de Taipas. Um segundo ônibus que passava pela via também teve os vidros quebrados. O suspeito foi encaminhado ao 33º Distrito Policial (Pirituba), onde o caso foi registrado como lesão corporal e dano. Foi requisitada perícia e exame ao IML. A autoridade policial arbitrou fiança, mas, como o valor não foi pago até a finalização da ocorrência, o indiciado permaneceu preso à disposição da Justiça.
O número de ônibus que foram atingidos é alto, mas ocorreram apenas três detenções até agora ( 05/07 – zona Norte da capital; 04/07 – Cotia; 19/06 – Diadema).
O total de pessoas feridas cresce também, incluindo duas passageiras na capital paulista, uma no dia 27 de junho de 2025, em um ônibus da Mobibrasil na zona Sul e esta mais recente que estava no micro-ônibus da Nortebuss, no dia 05 de julho de 2025. Também um motorista de trólebus da NEXT Mobilidade, em Diadema, no Corredor ABD, foi atingido por pedradas na cabeça em 28 de junho de 2025.
A Polícia Civil ainda não concluiu as investigações sobre a real motivação da onda de ataques, mas identificou um suspeito de ser mentor das ações, que teve prisão decretada.
Investigadores destacam trabalho do Diário do Transporte com as informações além dos registros de boletins de ocorrência
Relembre:
Justiça decreta prisão de suspeito de “onda” de ataques a ônibus em São Paulo e até investigadores destacam Diário de Transporte. Na Zona Norte, homem é preso após pedradas em micro-ônibus. Passageira ficou ferida e teve de ser hospitalizada.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes