Publicado em: 29 de julho de 2025
Riocard Mais deixará de ser aceito a partir de sábado (02), mas seguirá válido em metrô, trens, barcas e para integrações intermunicipais
ALEXANDRE PELEGI
Atenção passageiros do transporte público carioca. A partir deste sábado, dia 2 de agosto e 2025, o cartão Riocard Mais passará por significativas alterações em sua aceitação, impactando a rotina de milhões de usuários na cidade do Rio de Janeiro.
A transição para o novo cartão Jaé, criado pela Prefeitura, determina que o Riocard Mais não será mais aceito em ônibus e vans municipais, ‘cabritinhos’, BRT e VLT do município do Rio.
Essa mudança segue um cronograma determinado pela Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), que levou a Riocard Mais a adaptar seu sistema de bilhetagem eletrônica. Agora, os validadores nos transportes municipais aceitarão apenas os cartões Jaé, ou Riocard Mais exclusivamente para quem possui o benefício tarifário do Bilhete Único Intermunicipal (BUI).
Onde o Riocard Mais continua valendo?
É fundamental destacar que o Riocard Mais seguirá com sua validade normal para outros modos de transporte que circulam na capital fluminense sob gestão do Estado: Metrô, trens, barcas e Ônibus e vans intermunicipais.
Bilhete Único Intermunicipal (BUI): o Riocard Mais continuará sendo utilizado para a integração tarifária. Isso significa que, ao utilizar um transporte municipal (que exige o Jaé para a primeira viagem sem BUI) e outro intermunicipal, o Riocard Mais será reconhecido nos validadores municipais para permitir a integração, pagando o valor máximo de R$ 8,55. Para essa operação, os transportes municipais manterão seus validadores Riocard Mais ativos.
Necessidade de dois cartões para muitos passageiros
Com a exclusividade do Jaé nos transportes municipais, especialmente para as 28 empresas de ônibus que transportam mais de 2 milhões de passageiros por dia, quem utiliza tanto o transporte municipal quanto os modos sob responsabilidade do Estado (como trens e metrô) precisará manter os dois cartões ativos e carregados: o novo Jaé para os transportes municipais e o Riocard Mais para os estaduais e intermunicipais.
Portanto, a recomendação é que os passageiros de ônibus municipais, vans autorizadas, “cabritinhos”, BRT e VLT providenciem o cartão Jaé ao longo da semana para evitar transtornos a partir de 2 de agosto.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes