Publicado em: 27 de julho de 2025
Apenas na cidade de São Paulo, são 535 coletivos com tração elétrica da marca, entre modelos com bateria e trólebus
ADAMO BAZANI
Colaborou Vinícius de Oliveira
A Eletra Industrial, empresa de tecnologia e integração de veículos elétricos de São Bernardo do Campo (SP), atualizou ao Diário do Transporte os números de participação no mercado paulistano de ônibus não poluentes na operação.
Com a mais recente entrega pelas empresas operadoras, de 120 unidades entre diferentes marcas no último dia 23 de julho de 2025, a Eletra diz que consolidou a liderança no segmento.
A companhia, que oferece os modelos em parceria com a fabricante de carrocerias Caio e de motores elétricos e de baterias WEG, passou a responder por 334 ônibus com baterias, dos 535 que rodam na cidade, além dos 201 trólebus. (VEJA MAIS AO FIM DA REPORTAGEM A DISTRIBUIÇÃO POR EMPRESAS).
Apenas na última apresentação, que teve a participação do prefeito Ricardo Nunes, inclusive ao volante de um dos veículos (foto), foram mais 26 unidades da marca, sendo 15 unidades para a empresa Transcap, da zona Sudoeste, e 11 para a Norte Buss, da zona Norte.
Relembre a entrega.
“O número é significativo não apenas pelo volume, mas pela importância do mercado de São Paulo e o protagonismo. A cidade lidera o País em eletrificação do transporte coletivo por ônibus e somos líderes em São Paulo” – disse ao Diário do Transporte, a diretora da Eletra, Ieda de Oliveira.
Apesar de estar abaixo das expectativas da própria prefeitura, que projetou para o fim de 2024, 2,6 mil ônibus de tração elétrica em operação, mas em julho de 2025 só chegou a 841 unidades (contando ainda com 201 trólebus), a cidade de São Paulo é ainda a que reúne a maior frota deste tipo do País, respondendo por mais de 80% entre todas as cidades brasileiras.
Dos 841 ônibus com tração elétrica da cidade de São Paulo, 535 são com tecnologia de tração elétrica Eletra, sendo 334 elétricos com baterias e 201 trólebus.
A empresa promete novidades para 2025, como apresentação da linha de chassis próprios, como já havia adiantado o Diário do Transporte em agosto de 2024 ainda, entrevistando também a diretora da companhia durante a Lat.Bus, maior feira do setor de ônibus as América Latina
Relembre:
Mas as novidades não devem parar somente nas plataformas. Novos modelos com parceiros devem vir por aí.
DISTRIBUIÇÃO DA FROTA DE ÔNIBUS COM A MARCA ELETRA EM SÃO PAULO (ATÉ 27 DE JULHO DE 2025):
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes