A atuação de um ciclone extratropical no Sul do país continua causando pancadas de chuva e rajadas de ventos na região nesta quarta-feira (20/8).
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há volumes expressivos de chuva previstos principalmente no centro-norte do Rio Grande do Sul, e no oeste e sul de Santa Catarina, com acumulados que podem passar de 70 mm. Chuvas menos intensas são previstas na faixa central do Paraná e de Mato Grosso do Sul.
No restante do Centro-Oeste a atuação do veranico mantém o tempo bastante seco e eleva as temperaturas. Em Cuiabá, a máxima pode passar de 39°C, com a umidade do ar ficando abaixo de 12% nas horas mais quentes do dia.
No Sudeste, o tempo também fica quente, ainda que haja a possibilidade de chuvas. Na capital paulista, os termômetros chegam a 30 °C e podem acontecer chuvas fracas entre o litoral e a região metropolitana. Também ocorrem garoas no Rio de Janeiro e no Espírito Santo.
A umidade relativa deve ficar abaixo de 30% nas regiões do Triângulo Mineiro, sul e sudoeste de Minas Gerais e setores central, norte e oeste de São Paulo.
Norte e Nordeste
No interior do Nordeste, não há previsão de chuva, com redução da umidade relativa do ar, sobretudo na porção central do Piauí e no oeste da Bahia, onde os valores ficam abaixo de 30%. Em algumas áreas do litoral nordestino, os volumes de chuva permanecem abaixo de 10 mm.
No Norte, áreas de instabilidade devem se concentrar em Roraima, no noroeste e na porção central do Amazonas, com volumes que podem superar 30 mm. Segundo o Inmet, os maiores acumulados de chuva estão previstos para a parte central do Amazonas, podendo ultrapassar os 70 mm.
Já nas regiões centro-sul de Rondônia, sul do Amazonas e Pará, leste do Acre e Tocantins, não há previsão de chuva ao longo da semana. Nessas localidades, a tendência é de redução da umidade relativa do ar, que poderá atingir níveis inferiores a 30%.