Publicado em: 14 de novembro de 2024
Entre ajustes discutidos, definiu-se que estações de embarque serão posicionadas de forma a otimizar o fluxo de veículos e pedestres
ALEXANDRE PELEGI
A Prefeitura de Campo Grande (MS) está avançando no projeto do corredor de ônibus da Avenida Calógeras em colaboração com os comerciantes locais. O objetivo é integrar as demandas do comércio ao planejamento urbano, garantindo que a obra beneficie a mobilidade urbana sem prejudicar as atividades do comércio local.
Em uma reunião realizada nessa quarta-feira, 12 de novembro de 2024, no Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, cerca de 40 empresários, principalmente do trecho entre as avenidas Fernando Corrêa da Costa e Eduardo Elias Zahran, discutiram os ajustes no projeto com representantes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) e da Subsecretaria de Gestão e Projetos Estratégicos (Sugepe).
A Prefeitura informa que realizou um processo de “escuta ativa”, visitando os comerciantes individualmente para entender suas necessidades e esclarecer dúvidas sobre o projeto.
Entre os ajustes discutidos, estão as posições das futuras estações de embarque, que serão posicionadas de forma a otimizar o fluxo de veículos e pedestres, minimizando o impacto no comércio local. Além disso, a inclusão da Calógeras na licitação para o estacionamento rotativo visa aumentar a rotatividade de veículos, facilitando o acesso à região.
Em nota, a prefeitura de Campo Grande afirma que os comerciantes estão otimistas com as melhorias que o corredor de ônibus trará para a região, reconhecendo a importância do diálogo com o Executivo para minimizar os impactos da obra.
A Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) apresentou dados que demonstram a importância do corredor para melhorar a fluidez e a eficiência do transporte público na capital. Diariamente, 101 ônibus distribuídos em 26 linhas circulam pela via, atendendo quase 30 mil passageiros. A diretora-adjunta da Agetran, Andrea Figueiredo, destacou que o projeto contribuirá para a redução da poluição e a melhoria da qualidade de vida na cidade.
O plano de execução do corredor de ônibus será detalhado com a empresa vencedora da licitação, ainda em fase de preparação, com a colaboração dos comerciantes da região. A Prefeitura mantém o compromisso de garantir que o projeto atenda às necessidades da área e da comunidade local.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes