O Brasil conheceu nesta sexta-feira (5), os seus adversários na fase de grupos da Copa do Mundo de 2026. O sorteio realizado em Washington, nos Estados Unidos, colocou Marrocos, Escócia e Haiti no caminho da seleção.
Ao longo da história, a equipe já enfrentou os rivais em algumas oportunidades, e tem retrospecto positivo contra cada um deles.
Começando por Marrocos. As seleções se enfrentaram em três ocasiões: em 1997, na Copa do Mundo de 1998 e em amistoso em 2023.
Em 1997, a seleção venceu por 2 a 0, em um amistoso visando o Mundial do ano seguinte. O time, omandado por Zagallo, marcou duas vezes com Denilson. Em 1998, o encontro foi válido pela segunda rodada da fase de grupos do Mundial. E terminou com vitória por 3 a 0. Os gols daquele jogo foram marcados por Ronaldo, Rivaldo e Bebeto.
O mais recente jogo foi o amistoso realizado em Tânger, que terminou com vitória por 2 a 1 dos marroquinos. Boufal e Sabiri fizeram os gols do time da casa, enquanto Casemiro descontou para o Brasil.
Contra a Escócia, o retrospecto é mais robusto, com 10 jogos no geral. E nenhuma derrota brasileira. O histórico indica oito vitórias do Brasil e mais dois empates.
Em Copas do Mundo, foram quatro jogos, com três vitórias e um empate. O último dos encontros entre as seleções aconteceu em amistoso em 2011, e terminou 2 a 0, com dois gols de Neymar.
E contra o Haiti, o retrospecto é ainda melhor, com três vitórias em três jogos e incríveis 17 gols marcados. Na última vez que se enfrentaram, o confronto terminou 7 a 1, pela Copa América de 2016. Naquele jogo, marcaram Philippe Coutinho (três vevez), Renato Augusto (duas vezes), Gabigol e Lucas Lima. James Marcelin diminuiu para os haitianos.


