Nesta quarta-feira (12), o Milan visita o Feyenoord, às 17h (de Brasília), pelo jogo de ida dos playoffs da Uefa Champions League.
Para a partida, os rossoneri contam com os gols do matador Santiago Giménez, centroavante contratado nesta janela de transferências e que já soma um gol e uma assistência em duas partidas pelo time italiano.
Curiosamente, Giménez foi trazido pelo Milan do próprio Feyenoord, clube pelo qual o mexicano vinha arrasando: até a transferência para o Calcio, ele registrava 16 gols em 19 partidas na temporada. Só na Champions, eram cinco bolas na rede em cinco compromissos.
O time de Milão já vinha cortejando o artilheiro há meses, mas, com as contas vivendo momento complicado e a preocupação em cumprir as regras de fair play financeiro da Uefa, esbarrava na alta pedida da equipe holandesa.
Desde o começo das negociações, o clube de Roterdã deixou claro que só aceitaria conversar com uma proposta de 40 milhões de euros na mesa. O Milan, por sua vez, insistia em pagar “apenas” 30 milhões de euros, além de praticamente dobrar o salário de Giménez.
Com as conversas esfriando e a janela de janeiro chegando perto do fim, os rubro-negros tiveram que apelar para uma “arma secreta”: o ex-atacante Zlatan Ibrahimovic, que, desde que pendurou as chuteiras, vem atuando nos bastidores como um “conselheiro sênior” da diretoria.
Ibra, então, entrou em contato com o diretor de futebol do Feyenoord, Denis te Kloese, para “destravar” a negociação e trazer Giménez.
O sueco tinha ótima relação com Te Kloese desde os tempos em que jogou no Los Angeles Galaxy, dos Estados Unidos. Durante este período, o holandês satisfez todos os caprichos de Zlatan na Califórnia, e depois costurou a saída do centroavante para o Milan, em 2020.
Conhecido tanto pela habilidade com a bola quanto por sua retórica poderosa, Ibrahimovic conseguiu ganhar a “queda de braço” nos bastidores e fechou a contratação de Santiago Giménez quando faltavam poucas horas para o fechamento da janela.
No final das contas, os rossoneri concordaram em pagar 32 milhões de euros à equipe holandesa, assegurando os serviços de um dos atacantes mais cobiçados do futebol europeu.
E, até o momento, o atleta da seleção mexicana vai fazendo jus ao investimento. Na estreia, assistência para João Félix marcar na vitória sobre a Roma, pela Copa da Itália. E, no 2º jogo, Santiago marcou pela 1ª vez com a camisa rubro-negra no triunfo por 2 a 0 sobre o Empoli, pelo Campeonato Italiano.
Agora, por ironia do destino, ele é a grande esperança milanista contra o Feyenoord, clube pelo qual se destacou com 65 gols em 105 partidas, além de três títulos: Campeonato Holandês, Copa da Holanda e Supercopa da Holanda.
Ter a “bênção” de Zlatan, porém, certamente deve ajudar o matador a ter sucesso em Milão…