Publicado em: 10 de novembro de 2024
Linhas de ônibus que trafegam pela Avenida Ibiúna sofrerão desvios temporários, e os pontos de parada serão realocados para facilitar o deslocamento dos passageiros
ALEXANDRE PELEGI
MATÉRIA ORIGINALMENTE PUBLICADA NO SÁBADO, 09 DE NOVEMBRO DE 2024, ÀS 08h06
O Metrô de São Paulo anunciou um marco importante na expansão da Linha 2-Verde: a primeira concretagem da laje de fundo da futura Estação Aricanduva.
A operação, programada para as 22h do dia 8 de novembro, sexta-feira, com término previsto para às 22h do domingo (10), ocorrerá no Poço 06 da estação, localizado na Rua Rodeio, 726, Vila Aricanduva.
A concretagem, um processo crucial na construção da estação, utilizará cerca de 1.950 m³ de concreto, que será lançado continuamente por aproximadamente 20 horas. Para garantir a segurança e a eficiência da operação, o Metrô, em colaboração com o Consórcio Cetenco-Acciona-Agis, elaborou um plano logístico detalhado.
A partir das 22h de sexta-feira (8), haverá interdições no tráfego na Avenida Ibiúna (entre a Rua Júlio Colaço e a Rua Rodeio) e na Rua Tenente Cel. Soares Neiva (entre a Avenida Aricanduva e a Rua Moisés Marx).
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) fornecerá suporte e sinalização para minimizar o impacto na região, garantindo o acesso dos moradores.
As linhas de ônibus que trafegam pela Avenida Ibiúna sofrerão desvios temporários, e os pontos de parada serão realocados para facilitar o deslocamento dos passageiros. Equipes estarão presentes para orientar os usuários sobre as alterações no trajeto.
O Metrô e o consórcio responsável manterão a população informada sobre o andamento da obra por meio de seus canais oficiais e de uma central de relacionamento na Rua Rodeio, 726.
A nova estação está 56% concluída e atualmente estão sendo construídas as estruturas que vão reforçar os seis poços que fazem parte da base da estação. Com isso, será possível começar a construir os diferentes andares, como a plataforma, os mezaninos e entradas.
Localizada na avenida Aricanduva, entre as ruas Tenente Coronel Soares Neiva e Rodeio, a estação terá 19,5 mil m² para receber uma demanda projetada de 25 mil passageiros por dia. Ao todo, serão cinco níveis – contando com a plataforma de embarque –, distribuídos em 27 metros de profundidade, com 18 escadas rolantes, cinco elevadores e outros elementos de acessibilidade.
A ampliação da Linha Verde vai contar com mais 8,4 km (sendo 8 km operacionais) de vias e oito novas estações, cruzando a zona leste de São Paulo. São R$ 15 bilhões em investimento que incluem a compra de novos trens e vão beneficiar o deslocamento de quase 1,2 milhões de passageiros que vão utilizar a linha diariamente.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes