Publicado em: 17 de julho de 2025
Agência defere expansão de seções para a Real Expresso, mas nega pedidos de novas linhas à Princesa dos Campos e operação simultânea à Gontijo
ALEXANDRE PELEGI
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulgou algumas decisões nesta quinta-feira, 17 de julho de 2025, impactando diferentes operadoras de ônibus interestaduais. As deliberações apresentaram resultados mistos para as empresas do setor.
Real Expresso com expansão aprovada
Para a Real Expresso, do Grupo Guanabara, a ANTT deferiu o pedido de modificação do Termo de Autorização (TAR) nº DFSP0064069. Esta decisão autoriza a empresa a implantar três novas seções na linha BRASÍLIA/DF – SÃO PAULO/SP. As novas seções abrangem os trechos de BRASÍLIA/DF para FRANCA/SP, ITUVERAVA/SP e SÃO JOAQUIM DA BARRA/SP. A ANTT considerou que os mercados pleiteados para a implantação dessas seções já são autorizados à requerente. Relembre:
Real Expresso vai atender três cidades paulistas em novas seções da linha Brasília/DF – São Paulo/SP
Pedidos negados para Expresso Princesa dos Campos
A Expresso Princesa dos Campos teve três pedidos de emissão de Termo de Autorização indeferidos pela ANTT. A justificativa da Agência para todos os indeferimentos foi consistente: os mercados objetos dos pleitos “não são autorizados à requerente”. As linhas que tiveram seus pedidos negados foram:
- Foz do Iguaçu/PR – São Paulo/SP
- Guarapuava/PR – Florianopolis/SC
- Curitiba/PR – Angra dos Reis/RJ
Relembre:
Princesa dos Campos tem novos pedidos de linhas interestaduais indeferidos pela ANTT
Gontijo tem pedido de Operação Simultânea indeferido
A ANTT também se manifestou sobre um pleito da Empresa Gontijo de Transportes. A agência indeferiu o pedido da empresa para realizar a operação simultânea das linhas interestaduais Ilhéus/BA-São Paulo/SP (prefixo nº BASP0015157) e Bom Jesus da Lapa/BA-São Paulo/SP (prefixo nº BASP0015033). A solicitação negada referia-se especificamente ao trecho de Vitória da Conquista/BA para São Paulo/SP.
Relembre:
Gontijo tem pedido de operação simultânea negado para linhas entre Ilhéus/BA, Bom Jesus da Lapa/BA e São Paulo/SP