Publicado em: 5 de junho de 2025
Mercedes-Benz e BYD disputam “pau a pau” vice-liderança e modelos importados da China crescem
ADAMO BAZANI
Colaborou Vinícius de Oliveira
OUÇA:
É em fábricas localizadas no ABC Paulista que está, atualmente, o maior polo produtor de veículos e tecnologias para ônibus elétricos no Brasil.
A pedido do Diário do Transporte e da Rádio ABC, a ABVE (Associação Brasil do Veículo Elétrico), que reúne os fabricantes do setor, fez um ranking exclusivo de todas as marcas e modelos disponíveis no mercado brasileiro e, de quebra, na América Latina, já que o País tende a ser o maior exportador para abaixo dos trópicos.
Em relação às marcas, segundo a ABVE, o mercado é liderado pela Eletra em parceira com a Induscar Caio. A Induscar produz as carrocerias em Botucatu, no interior paulista, mas toda a tecnologia e a eletrificação de fato são desenvolvidas e implantadas na fábrica da Eletra, que fica na rodovia Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP).
A ABVE mostra que entre 2022 e o fim de maio deste ano de 2025, foram emplacados em todo o Brasil, 666 ônibus elétricos: mais de 80% deste volume, cerca de 530, apenas para a capital paulista.
Destes 666 coletivos com bateria, a Eletra responde por praticamente a metade: 336 unidades. Todas com plataformas Mercedes-Benz ou Scania, feitas em São Bernardo do Campo.
Ainda em relação à tecnologia, em segundo lugar aparece a Mercedes-Benz, de acordo com o ranking: 132 unidades de um modelo “puramente Mercedes”, eO500 U, que sai da planta da rodovia Anchieta. Em terceiro lugar, quase colada, vem a BYD, marca chinesa que tem planta em Campinas, no interior paulista, com 127 emplacamentos de elétricos.
A diretora da ABVE e da Eletra, Ieda Oliveira, destacou que o Brasil deve se tornar um dos principais fabricantes de ônibus elétricos das Américas e o ABC está nesta rota
“O Brasil tem potencial dos grandes produtores mundiais de ônibus elétricos e caminha para se tornar um polo exportador. A região do ABC está nesta rota. A localização privilegiada e a sua vocação para a indústria automotiva são essenciais para isso. A Eletra tem orgulho de ser brasileira, tem orgulho de ser do ABC, assim como suas parceiras que também estão na cadeia de ônibus elétricos, como a Mercedes-Benz e a Scania”
Em relação a modelos, é uma dobradinha do ABC com Botucatu que lidera o ranking. Os 666 ônibus elétricos se dividem em 25 modelos. Destes, são 225 somente do e-Millennium Caio/Eletra, sobre plataforma Scania. Outros modelos saem da região para o Brasil e para o mundo. A Scania, que ainda não aparece do ranking, também vai produzir na região em linha um modelo “puramente” da marca. A empresa já faz os chassis de 15 metros com tecnologia Eletra.
O ranking também evidencia que modelos importados da China crescem, como das marcas Higer e Ankai
O Diário do Transporte já havia recebido outro levantamento exclusivo da ABVE que evidencia que atualmente, são nove fabricantes com presença no Brasil, sendo que 67% deles (seis marcas) produzem ônibus elétricos em território nacional, enquanto os demais 33% (três marcas) importam esses veículos.
Os fabricantes instados no Brasil listados pela ABVE são BYD, Marcopolo, Eletra/Caio, Mercedes-Benz, Volkswagen e Volvo. A Scania em breve deve aparecer na relação, elevando para sete.
Relembre:
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes