Publicado em: 16 de novembro de 2025

Entre clássicos que marcaram gerações e veículos elétricos com mais recente tecnologia voltada ao transporte, evento reúne amantes dos ônibus e empresas do setor
ARTHUR FERRARI
Colaboração e fotos: João Vitor Santos
Neste domingo, 16 de novembro de 2025, Barueri (SP) tornou-se palco da 22ª edição da BusBrasil Fest (BBF), em frente ao Ginásio Poliesportivo José Corrêa, onde diversos ônibus, entre atuais elétricos e à diese e clássicos que marcaram gerações foram expostos em um encontro que mistura tecnologia, memória e paixão pelo transporte coletivo.
O evento tradicionalmente traz veículos urbanos e rodoviários, reunindo colecionadores, empresas do setor e entusiastas.
Ônibus atuais
A presença da Nova Itapemirim na BBF 2025 marcou uma participação ativa e estratégica da empresa, que levou ao evento seu Marcopolo Paradiso G8 1200 sobre chassi Mercedes-Benz O-500RSD e reforçou seu movimento de reestruturação e reposicionamento no mercado rodoviário. A exibição oficial do veículo na mostra evidenciou o interesse da companhia em retomar protagonismo no setor, aproximar-se do público entusiasta e demonstrar ao mercado os avanços na renovação de sua frota e na consolidação de sua nova fase operacional.
- Nova Itapemirim – Marcopolo Paradiso G8 1200 (Mercedes-Benz O-500RSD)
Um dos destaques mais modernos da exposição, o Paradiso G8 1200 montado sobre chassi Mercedes-Benz O-500RSD representa a aposta da Nova Itapemirim na renovação de frota. Esse modelo rodoviário de alto padrão enfatiza conforto e tecnologia para viagens intermunicipais, reforçando a presença oficial da empresa no evento.


- VIPE – Viação Padre Eustáquio, Caio Foz (OF-1418) no número 1573
A Viação Padre Eustáquio trouxe para o evento o ônibus 1573, com carroceria Caio Foz sobre chassi Mercedes-Benz OF-1418. Esse modelo expressa parte da história recente do transporte na região do ABC Paulista, mostrando como as operadoras evoluíram para servir áreas densamente urbanizadas. - VIPE – Viação Padre Eustáquio, Caio Apache Vip (Volkswagen 17.230/S) no número 2468
Outro exemplar da VIPE presente na mostra é o 2468, com carroceria Caio Apache Vip e chassi Volkswagen 17.230/S. Essa combinação mecânica já foi bastante utilizada em operações intermunicipais, especialmente no transporte executivo e de fretamento na Grande São Paulo.

Ônibus elétricos
- Scania elétrico com carroceria Caio Millennium – chassi K-230E B4X2 (ano modelo 2025)
Um dos carros mais futuristas da BBF 2025: o elétrico Scania K-230E com carroceria Caio Millennium, ano-modelo 2025. Esse veículo representa a vanguarda da mobilidade limpa no Brasil, com zero emissão de poluentes e tecnologia de recarga compatível com os novos padrões de infraestrutura de ônibus elétricos.

- Alpha Rodobus – Marcopolo Attivi integral (ano modelo 2024)
A Alpha Rodobus exibiu seu ônibus elétrico integral Marcopolo Attivi, ano 2024. Por ser integral, a carroceria e chassi formam um único corpo, o que reduz peso e melhora a eficiência energética. Trata-se de uma solução verde que já começa a conquistar operadores voltados para a sustentabilidade.

Clássicos do “Museu do Transporte”
- Busscar Urbanuss Pluss (chassi O500MA)
No espaço dedicado ao museu, um clássico Busscar Urbanuss Pluss sobre chassi Mercedes O500MA chamou a atenção. Um veículo emblemático dos anos de ouro do transporte coletivo, restaurado por colecionadores para manter viva a memória desse modelo que marcou época nas estradas brasileiras.

- Vip Bus Comércio de Ônibus – Marcopolo Viaggio 1100 (Scania K-113 CL)
Outro expoente da nostalgia é o Marcopolo Viaggio 1100 da Vip Bus, montado sobre chassi Scania K-113 CL. Esse rodoviário foi símbolo de conforto e robustez em rotas interurbanas durante décadas, e hoje é preservado como peça de museu para celebrar o passado rodoviário nacional.

- Itapemirim (conservado por motorista próprio) – Ciferal Líder (Mercedes-Benz O-326 PL)
Uma raridade restaurada por um motorista colecionador: a Itapemirim, em versão preservada, trouxe um ônibus Ciferal Líder sobre chassi Mercedes-Benz O-326 PL. Este modelo era bastante difundido em linhas rodoviárias entre cidades, e sua preservação individual mostra a dedicação de entusiastas na manutenção da herança do transporte coletivo.

- Museu do Transporte – Ciferal Padron Rio (Volvo B-58E 4×2)
Também no museu, o Ciferal Padron Rio sobre chassi Volvo B-58E 4×2 destaca-se como uma peça histórica de design e engenharia. Era utilizado em operações urbanas, e seu porte compacto, aliado a espaço interno adequado, o tornou popular em ocasiões em que linhas mais estreitas eram necessárias.

- Thamco ODA “Fofão” (chassi Scania), preservado pela Viação Jundiaíense
Um ícone que não pode faltar: o Thamco ODA, carinhosamente chamado de “Fofão”, sobre chassi Scania, preservado pela Viação Jundiaíense. Presente em várias edições da BBF, esse modelo arranca suspiros por onde passa, evocando memórias nostálgicas entre os entusiastas e colecionadores.

Patrimônio sobre rodas e os desafios da preservação
Preservar ônibus históricos não é uma tarefa simples. Colecionadores e entusiastas enfrentam custos elevados com restaurações, manutenção e abrigo para veículos antigos. A 22ª BusBrasil Fest não só celebra a beleza desses clássicos, mas também destaca a importância dos esforços para conservar a memória do transporte coletivo no Brasil. Em um momento em que a tecnologia avança rapidamente, manter vivas as histórias sobre rodas ajuda a conectar gerações e reforça o valor cultural do patrimônio rodoviário.

Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte
Colaboração e fotos: João Vitor Santos


