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Confira regras e horários para transportar pets no metrô em São Paulo


Foto: Divulgação

Nas linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda, o embarque em dias úteis é permitido apenas fora dos horários de pico

YURI SENA

Com o aumento do número de animais de estimação no Brasil, que já ultrapassa a marca de 160 milhões em 2024, segundo estudo da Abinpet e do Instituto Pet Brasil, é cada vez mais comum encontrar tutores acompanhados de seus pets nos transportes públicos. 

Em São Paulo, cidade que abriga cerca de 2,5 milhões de cães e 1,3 milhão de gatos (dados de 2020), o deslocamento com os animais exige atenção às normas estabelecidas pelo sistema metroferroviário.

Nas linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda, operadas pelas concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade, é permitido o transporte de pets, mas com restrições. Confira os detalhes:

Nos dias úteis, os pets podem ser transportados apenas fora dos horários de pico, em três intervalos específicos:

  • Antes das 6h;
  • Entre 10h e 16h;
  • Após as 19h.

Aos finais de semana e feriados, não há restrição de horário para o transporte de animais.

Para garantir uma viagem tranquila e segura, os tutores devem seguir as seguintes normas:

Os pets devem pesar, no máximo, 10 kg.

O animal precisa estar dentro de uma caixa de transporte adequada, limpa, à prova de vazamento e sem líquidos ou alimentos.

A caixa de transporte deve ser identificada com o nome do tutor e um número de telefone para contato.

Além disso, é responsabilidade do tutor monitorar constantemente o estado da caixa durante o trajeto, para evitar qualquer problema que possa comprometer a viagem de outros passageiros.

É proibido o transporte de animais considerados perigosos ou venenosos, como cobras, aranhas, escorpiões, formigas e abelhas.

Animais de grande porte ou fora das especificações acima também não são permitidos.

Os cães-guia, utilizados para auxiliar pessoas com deficiência visual ou em processo de treinamento, têm trânsito livre em todas as linhas, sem restrição de horário.

Yuri Sena, para o Diário do Transporte





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