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Conheça na Alemanha o Memorial ao criador do primeiro ônibus a combustão do mundo


O Diário do Transporte está em Mannheim — sede da fábrica de ônibus da Mercedes-Benz, na Alemanha — e visitou um ponto histórico que relembra como o ônibus se tornou tão importante na vida das pessoas

ADAMO BAZANI

Colaborou Yuri Sena 

O número, praticamente, é inimaginável. Todos os dias, milhões e milhões de pessoas em todo o mundo utilizam ônibus.

Muito mais que um veículo, o ônibus, como diz o significado do seu nome — que surgiu antes, na França, em 1826 —, realmente é tudo para todos. Ele está presente na vida das pessoas levando progresso, sonhos, alegrias e, até mesmo, momentos de dificuldades a serem superados.

Este veículo especial começou a ganhar escala graças a Carl Benz, considerado o pai do automóvel a combustão, que, anos antes, criara também o primeiro ônibus a combustão. Embora o nome de registro seja Karl Benz, algumas referências — inclusive materiais oficiais da própria Mercedes-Benz — utilizam a grafia com “C”, como Carl Benz.

A cidade de Mannheim, sede da fábrica da Mercedes-Benz de ônibus urbanos e interurbanos, é muito grata a este criador e também à sua criatura: o ônibus.

Em uma das praças municipais, há um memorial em homenagem a este empreendedor e visionário. Uma réplica do primeiro automóvel a combustão do mundo, uma grande parede em pedra contando a história do engenheiro, e um registro, acima de tudo, de gratidão — tudo isso compõe o espaço.

O memorial é envolvido por um clima especial. Toda vez que se observa essa homenagem ao pioneirismo e, ao lado, passa um ônibus rodeado também pelos VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos), fica clara a mensagem: ônibus, desenvolvimento e vida das pessoas estão cada vez mais ligados.

Carl Benz inovou ao criar o primeiro ônibus a combustão do mundo. Agora, a indústria dá mais um passo na era dos ônibus elétricos e a hidrogênio. Os próximos capítulos — engenheiros, investidores, gestores públicos e passageiros — já estão escrevendo.

O Diário do Transporte viajou à Mannheim, na Alemanha, a convite da Mercedes-Benz do Brasil.

História

O ônibus a combustão foi criado menos de dez anos depois do automóvel, que Gottlieb Daimler e Carl Benz patentearam em 1886. O termo “ônibus” surgiu na Franca por volta de 1800,e identificava de início o serviço de diligências. Estas transportavam de 18 a 24 passageiros em linhas regulares. Se por um lado eram luxuosas, tinham contra si todos os inconvenientes dos veículos de tração animal.

No final do século passado, as ferrovias já estavam bastante desenvolvidas na Europa, mas para o transporte de menor raio não havia opção. Nesse contexto surgiu o ônibus motorizado. O primeiro modelo foi construído por Carl Benz em 1895, derivado de um automóvel Landau, também de sua fabricação. Transportando oito passageiros, permitiu inaugurar um pioneiro serviço de transporte entre a cidade de Siegen e as localidades de Netphen e Deutz, na Alemanha. Na linha eram empregados dois veículos Benz, com motor de 5 cv, que cobriam o trajeto de quinze quilômetros em uma hora e vinte minutos, fazendo cinco paradas.

As dificuldades iniciais desse serviço, porém, foram grandes: estradas mal conservadas, motoristas inexperientes, mau tempo. Tudo contribuiu para que a iniciativa fosse logo abandonada. No entanto, o conceito do ônibus motorizado estava lançado. Faltava apenas aperfeiçoar a técnica. Três anos depois, em 1898, foi inaugurado o primeiro serviço público de ônibus na cidade alemã de Wuerttemberg. Na mesma época, no sul do país, circulavam veículos dos Correios com motores Daimler. Esta empresa, a Daimler, passou a oferecer quatro diferentes modelos de ônibus, com motores Phoenix de 4 a 10 cv e capacidade de seis a dezesseis passageiros.

Carl Benz nasceu em Karlsruhe em 25 de novembro de 1844, filho de um maquinista. Estudou na Politécnica de Karlsruhe e, em seguida, fez um estágio prático de dois anos. Em 1871, fundou sua primeira empresa em Mannheim, com o mecânico August Ritter como sócio. Durante esse período, Carl Benz dedicou-se intensamente ao desenvolvimento do motor de dois tempos, para o qual obteve diversas patentes fundamentais. Em 1883, Benz encontrou novamente apoio financeiro e fundou a Benz & Co. Rheinische Gasmotoren-Fabrik. A nova empresa fez um excelente negócio e deu a Benz a segurança financeira necessária para acelerar o desenvolvimento de um automóvel concebido como uma unidade. Para seu recém-desenvolvido Benz Patent Motor Car , em 1886, obteve a patente nº 37.435 – a certidão de nascimento do automóvel.

Em 1890, a Benz & Co. Rheinische Gasmotoren-Fabrik tornou-se a segunda maior fábrica de motores da Alemanha e, na virada do século, tornou-se a principal fabricante de automóveis do mundo. Em 24 de janeiro de 1903, Carl Benz encerrou suas atividades na empresa e assumiu um assento no Conselho de Supervisão.

Carl Benz Filho

Em 1906, juntamente com os filhos Eugen e Richard, fundou a empresa Carl Benz Söhne em Ladenburg. Em 1912, aposentou-se da empresa como acionista, deixando-a exclusivamente nas mãos dos filhos Eugen e Richard.

Carl Benz faleceu em 4 de abril de 1929 em sua casa em Ladenburg, que hoje serve como sede da Fundação Gottlieb Daimler e Carl Benz – Fundação Daimler e Benz desde o final de agosto de 2010 – e como local para vários eventos.

Veja as fotos abaixo:

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Yuri Sena, para o Diário do Transporte



Fonte

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