Publicado em: 30 de janeiro de 2026

Sistema de câmeras no lugar de retrovisores elimina pontos-cegos e garante direção mais segura
ADAMO BAZANI
Colaborou Arthur Ferrari
O Diário do Transporte faz uma cobertura especial sobre a entrega dos ônibus biarticulados elétricos, os maiores e primeiros do Brasil nesta categoria, em Goiânia (GO), mas também registra um veículo que chamou bastante atenção pela praticidade, conforto e também modernidade nas linhas de design. É o Marcopolo 1800 DD Paradiso da geração 8, com chassi Volvo B460R Euro 6, que reduz em 75% as emissões de poluentes.
O conforto é garantido principalmente no segundo andar, onde há configuração leito total, sendo possível transformar a poltrona em uma cama e o local em uma cabine, fechando as cortinas laterais. Na parte de baixo, o ônibus tem a configuração leito comum. O veículo da empresa Liderança, de Goiás, está fazendo o transporte da delegação de jornalistas. O Diário do Transporte também viajou um trecho na cabine do motorista.

O condutor, Kellyson Ribeiro, falou com a gente sobre as principais funcionalidades do sistema de câmeras, no lugar dos espelhos retrovisores, e constatamos que, com o sistema, os pontos cegos são praticamente eliminados.
Kellyson contou um pouco de sua história. Ele é não apenas um motorista, mas um apaixonado por ônibus. Paixão essa que vem desde seu avô, que trabalhou na Transbrasiliana e Gontijo. Já Kellyson, antes de trabalhar na Liderança, passou por outras empresas, como a tradicional Paraúna, que não opera mais no Estado.
Confira mais fotos


Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Colaborou Arthur Ferrari


