Publicado em: 31 de julho de 2025
Documento aponta 61 meses de execução para a futura estação metroviária, com escavações do Tatuzão em 2026
ALEXANDRE PELEGI
A Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô e o Consórcio Crasa-Ghella-Estação Ponte Grande formalizaram nesta a assinatura do contrato para a execução das obras civis, incluindo obra bruta e acabamento, da Estação Ponte Grande e seus acessos, no trecho Vila Prudente – Dutra da Linha 2-Verde.
O documento foi divulgado nesta quarta-feira, 30 de julho de 2025, no site da companhia.
O consórcio, composto pelas empresas Crasa Infraestrutura SA e Ghella SPA do Brasil, foi habilitado e selecionado para realizar o empreendimento, conforme decisão publicada em 21 de março, como mostrou o Diário do Transporte. Relembre:
Consórcio Crasa-Ghella vence licitação para obras da Estação Ponte Grande, em Guarulhos, da Linha 2-Verde do Metrô
Com uma proposta de R$ 405,3 milhões (R$ 405.344.401,00), o Consórcio Crasa-Ghella-Estação Ponte Grande apresentou o menor valor após a etapa de negociação, que ocorreu em sessão pública em 13 de fevereiro com a participação de oito licitantes. Este valor foi considerado 7,59% inferior ao Orçamento Estimado atualizado do Metrô, que era de R$ 438.614.084,93 na data-base de 01/02/2025. A análise da exequibilidade da proposta demonstrou que o valor ofertado era viável, não sendo necessária garantia adicional.
Futura estação terá cinco anos de obras
A futura estação do Metrô na Ponte Grande, localizada em Guarulhos, abrangerá uma área de aproximadamente 17 mil metros quadrados entre a Rua Ana da Silva e a Rua Vitória. A estação será subterrânea, com acesso aos trens da Linha 2-Verde por meio de três lances de escada rolante.
A superfície contará com uma praça, espaços comerciais, área de embarque e desembarque para carros e uma estação de ônibus da EMTU.
Os trabalhos incluem a elaboração do projeto executivo de obra civil, instrumentação, demolição, sanitização e regularização dos imóveis desapropriados, além das obras civis completas, incluindo acabamento, paisagismo e reurbanização dos acessos.
O prazo de execução dos serviços é de 61 meses, contado a partir da emissão da primeira Ordem de Serviço, com o contrato total tendo uma duração de 70 meses a partir da data de assinatura. O início das obras está previsto para 2025, e as escavações do Tatuzão estão programadas para começar no primeiro trimestre de 2026.
A Estação Ponte Grande é uma parte fundamental da expansão da Linha 2-Verde, que conectará a Penha a Guarulhos com a construção de cinco novas estações. O projeto de engenharia e arquitetura da futura estação já está disponível nos documentos da licitação.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes