35.5 C
Rondonópolis
sábado, 10 maio - 14:44
- Publicidade -
Publicidade
HomeTransportesConsórcio é habilitado em licitação para serviços de engenharia da Linha 20-Rosa...

Consórcio é habilitado em licitação para serviços de engenharia da Linha 20-Rosa do Metrô de São Paulo


Contrato contempla mapeamento das redes de utilidades públicas e levantamento planialtimétrico do sistema viário para dois Pátios de Estacionamento e Manutenção de trens

ALEXANDRE PELEGI

A Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô informa a classificação, habilitação e seleção do Consórcio Planal Tec-M3 – Linha 20 Rosa, formado pelas empresas Planal Tecnologia, Serviços e Engenharia Ltda e Metro Cúbico Engenharia Ltda nos 03 lotes da Licitação destinada à prestação de serviços técnicos especializados de engenharia e arquitetura.

O contrato visa a implantação de dois Pátios de Estacionamento e Manutenção de trens da linha 20-Rosa. Trata-se da realização do mapeamento e cadastramento das redes de utilidades públicas e ainda o levantamento planialtimétrico cadastral do sistema viário.

É um levantamento topográfico, um conjunto de medições para que seja possível representar todos os acidentes geográficos e medidas da área em análise. Este serviço contempla o alinhamento predial, áreas internas de quadras e áreas necessárias para a implantação dos empreendimentos.

A linha 20-Rosa irá conectar a região da Água Branca até Santo André, no ABC Paulista, contando com integração com as linha 1-Azul, 2-Verde, 4-Amarela, 5-Lilás e 6-Laranja do Metrô e com as linhas 7-Rubi e 8-Diamante de trens urbanos, além da futura linha 22-Marrom. O trajeto terá extensão de 31,1 km, contando com 24 estações e atendendo também o município e São Bernardo.

Segundo o secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, em entrevista no final de agosto à Revista Ferroviária, o governo paulista vai iniciar a construção da futura Linha 20-Rosa do Metrô pela região do ABC Paulista.

Segundo o chefe da pasta, em 2025 serão realizadas consultas públicas sobre o projeto e, posteriormente, a concessão para a iniciativa privada, prevista para acontecer em 2026. O trecho do ABC Paulista, que passará por São Bernardo e Santo André, será o prioritário no início da obra.

Então em 2025 fazer as consultas públicas da extensão do Metrô. O primeiro projeto que vem em mente é a Linha 20, começando pelo ABC e indo até a (estação) Saúde, integrada para a Linha 1 (Azul). Então isso a gente também deve fazer a audiência da consulta pública no ano que vem e já o leilão em 2026”, disse o secretário.

O trecho considerado prioritário inclui três estações em Santo André, três em São Bernardo e outras cinco na capital, incluindo as conexões com as linhas 1-Azul do Metrô e 10-Turquesa da CPTM.

Ao todo, a linha terá 24 estações e extensão de 31,3 km, partindo do ABC e indo até a Água Branca. Ao longo do trajeto, haverá integração com as linhas 1-Azul, 2-Verde, 4-Amarela, 5-Lilás e 6-Laranja de metrô, 7-Rubi e 8-Diamante de trens urbanos e da futura linha 22-Marrom.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes





Fonte

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments