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Consórcio vence licitação de R$ 180 milhões para implantação do Corredor Miguel Yunes em São Paulo


Projeto de infraestrutura terá prazo de 24 meses; equipamento se conectará ao futuro Terminal Pedreira, que abrigará linhas de ônibus e um atracadouro para o transporte aquático na Represa Billings

ALEXANDRE PELEGI

O Consórcio A.D-Corredor Miguel Yunes, formado pelas empresas Arvek Técnica e Construções Ltda e Dang Construtora de Obras Ltda, foi o vencedor da licitação para a execução da obra de implantação do Corredor de Ônibus Miguel Yunes, zona Sul de São Paulo.

A decisão foi tomada pela Comissão Permanente de Licitações (CPL) e homologada por Anderson Clayton Nogueira Maia, Diretor de Administração e de Infraestrutura da SPTrans.

A licitação, de número 014/2024, tem como objeto a contratação de serviços de engenharia especializados para a execução da obra. O valor global do contrato é de R$ 180 milhões (R$ 180.468.776,73).

O prazo estabelecido para a conclusão do projeto é de 24 meses. A adjudicação do objeto e a homologação do processo licitatório foram publicadas em 27 de janeiro de 2025.

NOVO CORREDOR PROMETE INTEGRAR TRANSPORTE NA ZONA SUL

O Corredor Miguel Yunes, um importante eixo de conexão na zona sul de São Paulo, está planejado para abranger as subprefeituras de Santo Amaro e Cidade Ademar, com aproximadamente 4,8 km de extensão. O corredor se estenderá pelas ruas Cristiano Rolim de Freitas, Avenidas Nações Unidas e Miguel Yunes, conectando-se com o futuro Corredor Sabará na confluência da Avenida Miguel Yunes com a Nossa Senhora do Sabará.

O projeto prevê a integração com o futuro Terminal Pedreira, que abrigará o transporte aquático na represa Billings e linhas de ônibus. Linhas estruturais do Terminal Pedreira, assim como linhas provenientes de regiões mais ao sul da cidade, como Cidade Dutra, Interlagos e Península do Cocaia, farão uso do corredor. O acesso da Península do Cocaia será feito pela futura Ponte Graúna-Gaivota e pelo futuro Corredor Canal da Cocaia.

A configuração perimetral do Corredor Miguel Yunes facilitará a integração com os corredores Jardim Ângela – Guarapiranga – Santo Amaro e Parelheiros – Rio Bonito – Santo Amaro na Estação de Transferência Vitor Manzini. Além disso, haverá conexão com o futuro Corredor Norte – Sul na Av. Interlagos.

A infraestrutura do corredor incluirá embarque e desembarque à direita, pavimento rígido em toda a extensão e sete pontos de parada. As plataformas das paradas terão 28cm de altura e 60m de extensão, com abrigos, painéis de informação, totens, pisos táteis e outros elementos de acessibilidade. Para agilizar a operação, todas as paradas contarão com faixa de ultrapassagem.

Serão sete paradas:

As adequações geométricas necessárias para a implantação do corredor no canteiro central serão implementadas no sistema viário. Além da nova pavimentação do corredor, está prevista a requalificação do pavimento flexível das faixas adjacentes, com a inclusão de uma motofaixa exclusiva e a implantação de ciclovia.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes





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