Publicado em: 13 de fevereiro de 2025
Nova recomendação do Iphan pode impactar o cronograma de obras
ÁDAMO BAZANI / ARTHUR FERRARI
O Governo do Estado de São Paulo admitiu de forma oficial que a construção da estação 14 Bis da linha 6-Laranja de metrô pode ser reavaliada. Há inclusive a possibilidade de a parada nem mesmo chegar a ser incluída no trajeto.
Em resposta aos questionamentos feitos pelo Diário do Transporte, a SPI (Secretaria de Parcerias em Investimentos) do Governo de SP disse que apenas 10% da estação concluída.
Como mostrou a reportagem, o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) fez uma série de recomendações que impediram a realização das obras. No local as pesquisas indicam que havia o quilombo Saracura, onde foram encontrados vestígios arqueológicos. Se não houver uma definição até o dia 28 de fevereiro, a estação pode ser rediscutida.
No início deste mês o Iphan mandou novas recomendações, como explica a SPI em nota.
O Governo de São Paulo reforça que, desde 2022, mantém um diálogo contínuo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para viabilizar a construção da Estação 14-Bis, garantindo o cumprimento das exigências arqueológicas previstas. Durante todo esse período, diversas tratativas foram realizadas para permitir o andamento do projeto, sendo que, nesta terça-feira (11), o governo recebeu um ofício do Iphan com novas orientações sobre o prosseguimento do resgate arqueológico na área.
As obras da Estação 14-Bis atingiram até o momento 10% de execução, concentrando-se em etapas essenciais para garantir a segurança da área, como a construção de paredes de contenção que permitem a realização do resgate arqueológico de forma adequada. O cronograma do projeto foi planejado de maneira a integrar as atividades de engenharia com as diretrizes estabelecidas, assegurando a execução dos trabalhos de forma coordenada e alinhada com os procedimentos necessários.
Caso a nova decisão do Iphan de não liberar o resgate na área 04 não seja revertida, ou seja, se não for autorizada a liberação do local para o avanço das obras até o dia 28 de fevereiro de 2025, o governo de São Paulo irá reavaliar a construção da estação 14-Bis de modo a evitar impacto no cronograma.
A data limite de 28 de fevereiro de 2025 para a liberação da escavação da estação, sem novas interrupções, é essencial para que as etapas de escavação, desmontagem dos anéis dentro da estação e execução da laje de fundo sejam concluídas antes da instalação da via permanente (trilhos) e do sistema de energia. Caso esses serviços sejam executados dentro do túnel antes da desmontagem dos anéis, não será mais possível removê-los, inviabilizando a ligação da plataforma com o trem.
É importante ressaltar que o cronograma da primeira fase da Linha 6-Laranja, que compreende o trecho entre Brasilândia e Perdizes, permanece inalterado, com entrega prevista para o final de 2026.
Como mostrou o Diário do Transporte, o projeto da Estação 14 Bis-Saracura vem passando por várias dificuldades desde o início. Ainda em julho de 2023 o Iphan havia autorizado a retirada de artefatos arqueológicos do local das obras. Um ano depois, em julho de 2024, a Linha Uni, concessionária responsável pelas obras, disse que a parada poderia ser inviabilizada caso não houvesse liberação do instituto até agosto.
Relembre
Linha Uni diz que se não receber liberações do IPHAN até agosto, estação 14 Bis-Saracura vai atrasar ou pode ser inviabilizada
Ádamo Bazani e Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte